Clínica da Dor: novo serviço do Cetus Oncologia

Pensando nesse tipo de problema, cada vez mais comum entre os brasileiros, o Cetus Oncologia acaba de ampliar seu atendimento. Agora temos um setor com profissionais voltados exclusivamente para o tratamento de pacientes com dores crônicas. A ‘Clínica da Dor’, sob minha coordenação e também de minha colega Joana Angélica Vaz de Melo, funcionará nas unidades Betim e BH. O serviço estende a linha de cuidados com os pacientes oncológicos, além de focar também nas pessoas com fibromialgia, problemas ortopédicos, reumatológicos e neurocirúrgicos.

 

Mas você deve estar se perguntando: o que é essa tal dor crônica? Sabe aquele incômodo que se estende por mais de três meses, podendo durar anos, sendo considerada uma doença por si só? Então: exatamente essa é a dor crônica. Entre elas estão as que atingem a região lombar, as articulações, a face, a boca, o pescoço. Isso sem falar das dores de cabeça, em geral, e as enxaquecas, que também são frequentes.

 

Diante de um possível quadro de dor crônica, é extremamente importante que o médico prolongue a conversa com o paciente e tente entender seus relacionamentos bem como sua parte emocional. Por isso é necessário um atendimento multidisciplinar. A Clínica da Dor, por exemplo, conta também com o apoio do serviço de psicologia do Cetus para garantir esse atendimento integrado.

Tratamento

O tratamento para a dor crônica vai variar conforme o quadro do paciente. Além do uso de medicamentos, diversas terapias podem ser indicadas, entre elas a cognitivo-comportamental, acupuntura, terapia ocupacional, psicoterapia, fisioterapia e até técnicas de relaxamento como meditação.

 

Aqui na Clínica da Dor recorremos, principalmente, a terapias intervencionistas, procedimentos minimamente invasivos, entre eles o uso da toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, para tratar enxaqueca, reabilitação do AVC, dores neuropáticas, decorrentes de algumas doenças como diabetes e herpes zoster, e do tratamento de quimioterapia. Apesar de ser utilizado em tratamentos estéticos, o botox também promove o relaxamento muscular e age nos nervos sensitivos, diminuindo o disparo das células da sensibilidade.

 

Outa terapia intervencionista que usamos é o bloqueio do gânglio estrelado [grupo de nervos na região do pescoço]. O bloqueio, que consiste na injeção de pequeno volume de medicamentos ao redor destes nervos, é indicado, por exemplo, em casos de neuralgia pós-herpética, ‘dor fantasma’ após amputação de membro, e para problemas de circulação sanguínea nos membros superiores.

 

Também trabalhamos com bloqueios peridurais para aliviar dores na coluna. De modo geral eles são feitos por meio de um anestésico local seguido de corticoide, cuja ação anti-inflamatória, ameniza o quadro doloroso.

 

Os benefícios para quem busca os tratamentos contra dores crônicas são perceptíveis. A tendência é que você, ao se tratar, passe a procurar, com menos frequência, os serviços de pronto-atendimento.

 

Além disso é importante destacar também que os procedimentos intervencionistas tem um custo muito mais baixo quando comparados a métodos tradicionais. Uma pessoa com bloqueio de coluna, por exemplo, pode gastar até seis vezes menos ao fazer o bloqueio peridural do que uma cirurgia de coluna. Consequentemente o custo para os convênios pode reduzir. O paciente também consegue melhorar sua produtividade ao retornar às atividades laborais.

 

Entretanto fica um alerta:  é importante compreender que apenas utilizar remédios para a dor não resolve o problema. Você deve melhorar, sobretudo, a qualidade de vida, o que inclui a prática de exercícios físicos, correção postural [caso seja necessário], alimentação adequada, controle do peso e de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. O nosso foco é não só tirar a dor mas mostrar o quanto ela impacta a vida do paciente e o que ele pode reconquistar caso consiga controlar ou eliminar o problema.

 

Quer conhecer os nossos serviços? Estaremos à disposição para atendê-lo com ética e sobretudo da forma mais humana possível, pois essa é a essência do Cetus Oncologia: cuidar de pessoas O atendimento na unidade BH acontece todas as quartas-feiras, de 13h às 17h.

 

Já no Cetus Betim a Clínica da Dor funciona sempre às sextas-feiras, também de 13h às 17h.

 

                                                  Henrique Lemos – anestesiologista