Pacientes oncológicos devem ser vacinados contra a COVID-19?

Nesta semana todo o país comemorou o início da vacinação contra o COVID-19 e naturalmente surgiram várias dúvidas. Por exemplo, sou paciente oncológico, posso tomar a vacina? Quem faz quimioterapia pode ser vacinado? Estas e muitas outras perguntas começaram a fazer parte de nossa rotina e com o objetivo de esclarecer algumas recomendações. Vale lembrar que, caso de dúvidas entre em contato com seu médico.

Quem está em tratamento com agentes quimioterápicos ou com componentes associados a estes medicamentos pode receber a vacina?
Sim, desde que o sistema imunológico esteja recuperado. Esta recuperação será avaliada através da realização de Hemograma e seu médico fornecerá autorização para que você seja vacinado.
É desejável que a vacinação não ocorra no mesmo dia da quimioterapia.

Quem faz uso de tratamento com Imunoterápicos e Anticorpos Monoclonais podem ser vacinados?
Este grupo de pacientes seguirá a mesma regra daqueles em tratamento com quimioterapia.

Quais pacientes com câncer que não devem receber a vacina?
A principal contra indicação em pacientes com câncer que estão imunodeprimidos, isto é, com sistema de defesa ruim, são as vacinas que contém vírus vivo, pois existe um risco de pelo risco de desenvolvimento de doença induzida a vacinação.
Porém, a boa notícia é que as vacinas que serão oferecidas no Brasil, no momento, não apresentam vírus vivo em sua composição. Desta forma, a única contra-indicação específica às vacinas disponíveis é a hipersensibilidade/reação anafilática.
Porém, pacientes submetidos a transplante de medula precisam de atenção especial e recomendamos fortemente que entrem em contato com seus médicos assistentes.

Quem está em regime de Hormonioterapia (Goserrelina, Leuprolida, Tamoxifeno, Anastrozol, etc) estão seguros para receber a vacina?
Sim, os pacientes que estão recebendo este tipo de tratamento não apresentam riscos específicos relacionados às medicações e a vacina.

Dr. Charles Pádua - Oncologista Clínico