4 curiosidades que você precisa saber sobre o Câncer

O câncer é o principal problema de saúde pública no mundo, sendo a principal causa de mortalidade nos países desenvolvidos. O Brasil encontra-se no chamado cenário de transição socioeconômica, onde as causas externas e doenças cardiovasculares (ainda principais causas de mortalidade no país) perdem espaço para a mortalidade por câncer devido ao aumento na incidência do mesmo, que se dá em parte pelo envelhecimento e crescimento populacional, associados a mudanças de hábitos de vida e fatores de risco relacionados ao desenvolvimento de neoplasias.

No dia 04 de Fevereiro, comemora-se o Dia Mundial do Câncer, instituído pela União Internacional para Controle do Câncer(UICC), como estratégia para auxiliar no combate à doença, que acomete diversos indivíduos em todo o mundo. Segundo a mais recente análise do Instituto Nacional do Câncer(INCA, 2020), são estimados mais de 625mil novos casos de câncer para o triênio de 2020-2022 no Brasil, excluindo tumores de pele não melanoma(correspondentes a cerca de 177mil). Para homens, os tumores mais incidentes(excetuando-se os de pele não melanoma), são Próstata com mais de 66mil, seguido pelo Câncer Colorretal, Pulmão, Estômago e Tumores de Cabeça e Pescoço(cavidade oral). Para as mulheres, também excetuando-se os de pele não melanoma são: o Câncer de Mama com mais de 66mil como principal, seguido de Colorretal, Colo uterino, Pulmão, Tireoide, Estômago e Ovário. A região Sudeste é responsável por mais de 60% dessa incidência. Diante disso, vê-se a necessidade de maior conscientização da população e medidas de saúde pública tanto preventivas quanto visando a um diagnóstico precoce e maior investimento em pesquisa científica para desenvolvimento de novos tratamentos e estratégias para auxiliar no combate à doença em todo o Brasil, porém, especialmente em nossa região.

Pensando nesse movimento de conscientização, uma das ferramentas utilizadas pelas diversas sociedades médicas, serviços de saúde e o próprio Ministério da Saúde, foi a divisão de cores entre os meses do ano para tentar direcionar o foco a um tipo de tumor em cada época do ano. Não há um calendário oficial, mas campanhas são promovidas ao longo do ano principalmente nos meses de Outubro e Novembro. As cores mais comumente utilizadas são:

Janeiro -> Colo uterino -> verde piscina

Fevereiro -> Leucemia -> laranja

Março -> Colorretal e Rim -> azul-marinho e vermelho

Maio -> SNC -> cinza

Junho -> Anemia e Leucemia -> laranja

Julho -> CCP e ósseo -> verde e amarelo

Agosto -> Linfoma -> verde claro

Outubro -> Mama -> rosa

Novembro -> Próstata e Infantojuvenil -> azul e dourado

Dezembro -> Pele -> laranja

                Deve-se ressaltar que o rastreamento de neoplasias não deve ser realizado somente nos meses em que há uma maior divulgação da doença e campanhas relacionadas. Há diretrizes claras para a solicitação de exames para prevenção e diagnóstico precoce de alguns tipos de câncer que podem ser esclarecidas a cada paciente por seu médico assistente. Hoje em dia, há também, medidas preventivas e de rastreio contra algumas doenças como, por exemplo, a vacinação contra o HPV para câncer de colo uterino e cavidade oral, polipectomia(retirada de pólipos) por colonoscopia nos casos de lesões pré-malignas para câncer colorretal, cessação do tabagismo(principal fator de risco para câncer de pulmão e fator de risco para desenvolvimento de neoplasias em geral), além de diagnóstico precoce de neoplasias através de Mamografia, Exame de Papanicolau, Tomografia Computadorizada com baixa dose, entre outros. Dieta menos inflamatória com uma alimentação saudável e atividades físicas regulares também são medidas preventivas contra o câncer e devem ser sempre estimuladas pelos profissionais da área da saúde em geral, pelas entidades governamentais e pelos serviços de saúde vinculados à Oncologia.

                Uma vez já diagnosticado o câncer, o paciente necessita de um cuidado multidisciplinar, que, muitas vezes, conta com a participação de profissionais médicos de várias especialidades, associado a atendimento odontológico, psicológico, serviço social, fonoaudiologia e suporte nutricional, além de cuidados gerais/atendimento de enfermagem e equipe de farmácia para auxílio no tratamento do doente. No CETUS Oncologia – Hospital Dia, possuímos esse atendimento multidisciplinar, em nossa equipe contamos com profissionais médicos especialistas em Oncologia Clínica, Cirurgia Geral/Oncológica, Clínica da Dor, Genética, Hematologia além de parceiros na área de Mastologia e Radioterapia. Também dispomos de atendimento com equipe de Enfermagem e Farmácia especializadas em atendimento a pacientes oncológicos, serviços de Psicologia, Estomatologia/Odontologia, Assistente Social e Nutrição. A inspiração do Cetus Oncologia é sermos movidos pela vida, ciência, evolução e, principalmente, pela “paixão em servir”, lema da empresa.

 

Oncologista Clínica, Dr. Daniella Pimenta