Alerta importante: Câncer de pulmão X Covid-19

Pacientes com câncer de pulmão têm quatro vezes mais chances de morrer se forem infectados pelo coronavírus. A constatação é de um estudo com 411 pacientes realizado pelo A.C. Camargo Cancer Center, centro de referência internacional em pesquisa, ensino e tratamento multidisciplinar de doenças oncológicas. Ainda segundo o levantamento, o risco é maior para pessoas com mais de 60 anos e que estão em tratamento ou recebendo cuidados paliativos.

O alto risco de óbito por Covid-19 em pacientes que enfrentam um tumor nos pulmões, pode ser explicado pelo fato de as pessoas com este tipo de câncer já estarem com a função pulmonar debilitada. Ao serem infectadas pela Covid, têm mais riscos de desenvolverem insuficiência respiratória, por exemplo.

Vale destacar ainda que quem recebe o diagnóstico de câncer de pulmão, geralmente foi tabagista por muitos anos. O tabagismo acomete o funcionamento dos pulmões e como o vírus ataca, principalmente, este importante órgão do nosso corpo, nos pacientes oncológicos ele acaba sendo mais letal.

Outro fator que aumenta o risco do paciente com câncer é a sua desnutrição, característica presente principalmente se a doença estiver em estágio avançado. Esse quadro pode interferir na resistência da musculatura, que não consegue suportar uma respiração fora da ventilação mecânica, caso o quadro de Covid evolua para as formas graves. Por isso, se ele for intubado, por exemplo, e precisar respirar por meio de aparelhos, pode ser mais difícil que consiga sair.

Mas atenção: apesar de estarmos em uma pandemia ainda sem controle, você, que é um paciente com câncer nos pulmões, jamais deve interromper seu tratamento, ou seja, é necessário que continue saindo de casa para fazer as sessões de quimio e radioterapia. Quando o tratamento é interrompido, a doença se desenvolve e a piora clínica é progressiva.

Dentro do atual cenário que vivemos, onde todos os cuidados para evitar a contaminação pelo Sars-CoV-2 são extremamente necessários, recomendo também zelo em excesso para o paciente oncológico. É necessário evitar aglomerações a todo custo, bem como o contato com pessoas com sintomas gripais, além de usar máscara, de preferência os modelos N95 ou PFF2, mais eficazes na prevenção contra o vírus, e ter todos os cuidados com a higiene das mãos.

Outra forma eficaz de fugir da Covid-19, é não deixar de se vacinar. Em Belo Horizonte, por exemplo, os pacientes com câncer que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses estão no grupo prioritário de pessoas com comorbidades, atualmente imunizado nos postos de saúde da capital. Se chegou a sua vez [de ser vacinado], não perca tempo. Vá ao posto que esteja aplicando as doses mais próximo de sua casa e se proteja com a vacina oferecida, seja ela qual for. Todas são seguras e com eficácia comprovada pela ciência. Neste momento, a prevenção será sempre o melhor remédio.

Daniella Pimenta – oncologista clínica