Comida na mesa e com qualidade é um direito de todos

Embora a pandemia tenha contribuído para agravar a insegurança alimentar no Brasil, principalmente pelo aumento do desemprego, que atinge 14% da população, é importante destacar que a crise sanitária apenas antecipou um cenário estruturado há mais de uma década. Isso porque estudos, em diferentes áreas, mostram que essa situação já vinha se desenhando com as crises mundiais de 2004 e 2008.

Existem, porém, várias saídas para contornar a insegurança alimentar que voltou a nos atingir. O Brasil já foi líder em experiências como os programas ‘Fome Zero’ e ‘Bolsa Família’, adotadas, inclusive, em países europeus. Isso significa que existem leis e políticas públicas nacionais sobre o assunto. Temos, até mesmo, um programa de alimentação escolar. É necessário apenas que tais medidas sejam implementadas e cumpridas.

Além do acesso às refeições, outro ponto fundamental para a garantia do direito básico à alimentação, incluso em 2010 na Legislação Federal, é a qualidade nutricional dos alimentos. Não basta só dar comida a quem não consegue comprá-la. É preciso dar, sobretudo, com qualidade.

Um bom caminho para esses protocolos pode ser encontrado no Guia Alimentar Para a População Brasileira. Elaborado pelo Ministério da Saúde e válido desde 2014, o documento reúne uma série de recomendações para a promoção de uma alimentação saudável. Uma delas é a preferência por alimentos in natura ou minimamente processados em detrimento dos chamados ultraprocessados, categoria na qual estão inclusos os industrializados como bolachas, refrigerantes e macarrão instantâneo.

Por fim, não posso esquecer de reforçar a importância das ações individuais que, colocadas em prática, podem fazer a diferença na promoção da alimentação de qualidade. A forma como cada um de nós escolhe, prepara, cozinha, armazena e elimina os alimentos é parte ativa do funcionamento de um sistema agroalimentar precário ou sustentável. Todos somos consumidores e precisamos mudar velhos padrões. #ficaadica!

                                                       Nelisa Queiroga - Nutricionista