Como anda o seu colesterol?

As doenças cardiovasculares (DCV) são líderes de mortalidade no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença no coração e aproximadamente 400 mil morrem por ano em decorrência dessas enfermidades, o que corresponde a 30% de todas as mortes no país.

Uma das principais causas das doenças cardiovasculares é o colesterol elevado no sangue. Produzido no organismo, trata-se de uma gordura com a função de manter as células em funcionamento para produção de hormônios e da bile, metabolização de vitaminas, entre outras funções. Ontem, inclusive, foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Em virtude da data, a SBC fez um alerta sobre o controle desse importante componente do nosso corpo.

Quando o colesterol está igual ou superior a 190 mg/dL, faz com que a gordura seja depositada nas paredes dos vasos sanguíneos e, com o tempo, pode ocorrer diminuição do fluxo de sangue em regiões importantes do corpo, como cérebro, coração e rins. Além disso, estas pequenas placas de ateroma aderidas ao vaso podem eventualmente soltar-se e causar uma trombose ou mesmo um acidente vascular cerebral.

O maior recado que quero deixar aqui é o seguinte: este mal pode ser prevenido! Um dos motivos da alteração dos níveis de colesterol, é o consumo de bebidas alcoólicas, diabetes não tratada e doenças hormonais. Alimentação rica em gorduras saturadas e trans, presentes em alimentos de origem animal, como carnes, ovos, derivados do leite, além de produtos ultraprocessados, como biscoitos, margarina, salgadinhos de pacote, comidas congeladas, bolos prontos e sorvete também agravam o problema. Por isso, é tão importante manter uma alimentação equilibrada, rica em fibras, frutas e vegetais, leguminosas pelo menos duas vezes por semana, frutos secos e carnes brancas.

Ah: e engana-se quem acha que o colesterol alto é presente apenas na vida de quem sofre de obesidade. Pessoas magras também podem apresentar descontrole nos níveis de gordura no sangue e estar no grupo de risco de infarto e AVC. E o pior: esse descontrole não dá sinais e nem apresenta qualquer sintoma. Sendo assim, é essencial realizar os exames periódicos e acompanhamento médico. A recomendação é que um paciente com riscos maiores de insuficiência cardíaca, infarto, tem arritmia, hipertensão em estágios 2 e 3, seja visto semestralmente por um clínico geral. Os que fazem check-up, como o exame de controle de colesterol, não devem ficar mais de um ano sem realizá-lo.

Além de prezar por uma alimentação de qualidade é fundamental ainda manter atividade física regular, com toda proteção, é claro, já que ainda estamos em pandemia. As orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para indivíduos saudáveis são de, no mínimo, 150 minutos de exercícios por semana para adultos e 300 minutos, também semanais, para crianças e adolescentes. Esse tempo deve ser acumulado durante os dias da semana, podendo ser dividido de acordo com sua rotina.

Cuide da sua saúde. Ela é sua maior riqueza!

Gisele Magalhães - Nutricionista Cetus