A higienização correta das mãos pode salvar vidas

E você, sabe quantas vezes devemos lavar as mãos no decorrer do dia? A resposta é simples. A quantidade vai variar conforme as atividades que desenvolvemos. Neste momento de pandemia de coronavírus, o ideal é que a higienização aconteça antes e depois das refeições, após o uso do banheiro ou sempre que a mão for levada à boca para tossir ou espirrar (lembrando que o ideal é cobrir a boca e nariz com o antebraço). Falar ao telefone, usar o transporte público, coçar os olhos e o nariz, tocar em superfícies [principalmente em espaços públicos] também são ações que pedem limpeza imediata.

 

Já em relação aos produtos recomendados para essa higienização, não há dúvidas: álcool em gel 70ºC ou água e sabão/sabonete. O uso do álcool em gel, porém, não requer enxágue. É possível, inclusive, carregar um pequeno frasco em sua bolsa e usá-lo a qualquer momento.

 

Ao fazer a limpeza, você deve primeiro espalhar o sabonete por todas as partes das mãos.

 

Em seguida, esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda, entrelaçando os dedos e vice-versa.

O terceiro passo é friccionar o dorso dos dedos de cada mão com a palma oposta. Nesse processo segure os dedos com movimento de ‘vai e vem’.

 

Após essa etapa, esfregue os polegares com o auxílio da palma da mão oposta, utilizando movimento circular.

 

Feito isso, friccione as polpas digitais e unhas de uma mão contra a palma da outra, fazendo um movimento circular.

 

É importante, também, esfregar o punho esquerdo com o auxílio da palma da mão direita e vice-versa.

 

Já na hora de enxaguar, retire todo o sabonete, evitando o contato direto com a torneira e, se possível, seque com papel toalha descartável, que deve ser descartado no lixo comum.

 

A Organização Mundial da Saúde afirma que todo esse procedimento deve durar entre 40 a 60 segundos. Por outro lado, a higienização com álcool em gel durante 20 segundos (tempo que o produto leva para secar totalmente) já é eficaz.

 

Após todas essas dicas, não posso terminar esse post sem antes deixar o seguinte recado. As mãos são consideradas uma das partes mais sujas do corpo humano. Portanto quando não higienizadas, podem aumentar o risco de diversas doenças, não só a Covid-19, [nosso maior problema da atualidade] como também gastroenterite (inflamação do trato intestinal), gripes, conjuntivite e rotavírus. Por isso cumprir todos os passos de higienização [das mãos] aqui citados é fundamental. Cuide-se!

 

  Vinicius Millidiu – Coordenador de Enfermagem Cetus Oncologia