Apenas 1,8% dos mineiros são doadores de sangue regulares

Não é segredo afirmar o quanto a doação de sangue pode salvar vidas, porém a prática, infelizmente, ainda é pouco difundida entre os mineiros: segundo dados da Assessoria de Captação de Cadastro da Fundação Hemominas, apenas 1,8% dos mineiros são doadores de sangue regulares, sendo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que esse índice seja de, pelo menos, 3% da população.

ler mais

Maio Cinza: Câncer de cérebro ocupa o 10° lugar dos tumores que mais causam mortes no Brasil

A campanha Maio Cinza tem por objetivo destacar a importância da conscientização sobre o câncer de cérebro e do Sistema Nervoso Central (SNC). Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de do Sistema Nervoso Central representa de 1,4 a 1,8% dos todos tumores malignos no mundo, e cerca de 80% dos tumores SNC são no cérebro. No Brasil, o câncer de cérebro representa cerca de 4% dos casos, ocupando o 10° lugar dos tumores que mais causam mortes.

ler mais

Dia Mundial de Luta contra o Câncer

Hoje, 08 de abril acontece o Dia Mundial de Luta contra o Câncer, com o papel de trazer a discussão assuntos sobre a prevenção, tratamento, combate, e aumento do número de diagnósticos da doença. Datas como essa cumprem um papel social de fazer com que não nos esqueçamos de cuidar da saúde. E isso, tem se tornado cada vez mais necessário, já que o número de casos da doença entre pessoas com menos de 50 anos aumentou 79% nas últimas três décadas.

ler mais

Quatro a cada 10 casos de câncer poderiam ser evitados com bons hábitos de vida, segundo OMS

No dia da Saúde e da Nutrição (31/03), é um momento ainda mais oportuno para se discutir sobre a importância dos bons hábitos de vida, principalmente para evitar doenças como o câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 40% dos casos de tumores poderiam ser impedidos se os fatores de risco não fossem aplicados pelos pacientes no dia a dia. Entre eles, é possível citar má alimentação, sedentarismo, ingestão de bebidas alcóolicas e consumo de alimentos ultraprocessados.

ler mais

Março Azul Marinho: o que é a colonoscopia, quem deve fazer e o que este exame pode indicar

Doença que inspira cuidados, o câncer colorretal é o terceiro mais frequente do Brasil, sem considerar os tumores de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de 45.630 casos por ano no país no triênio de 2023 a 2025. Esses números representam um risco estimado de quase 21 diagnósticos a cada 100 mil homens brasileiros e a 21,41 a cada 100 mil mulheres.

ler mais

Alimentação pobre em fibras pode provocar câncer de intestino

A cada ano, mais de 40 mil novos casos de câncer colorretal, também conhecido como câncer de cólon e reto ou intestino, surgirão no Brasil segundo calcula o Instituto Nacional de Câncer (Inca). No país, este já é o terceiro tipo mais comum de tumor e atinge principalmente pessoas com mais de 50 anos, sedentárias e com hábitos alimentares baseados em comidas processadas.

ler mais

HPV genital atinge 54,4% das mulheres que iniciaram vida sexual, segundo Ministério da Saúde

Neste mês, marcado pela campanha Janeiro Verde, dedicada à prevenção ao câncer de colo do útero, um dado alarmante: a taxa de infecção pelo papiloma vírus humano, o HPV, atinge 54,4% das mulheres que já iniciaram a vida sexual. Entre os homens, o índice é de 41,6%. Os números são de uma pesquisa inédita do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS, encomendada pelo Ministério da Saúde.

ler mais

CETUS ONCOLOGIA S/A | CNPJ: 03.203.091/0002-31 |  Responsável Técnico: Dr. Victor Hugo Rodrigues CRMMG 28818