
Leucemia mieloide aguda: conheça a doença de Afonso Roitman em Vale Tudo
Câncer agressivo se desenvolve de forma muito rápida sendo marcado pelo crescimento descontrolado de células sanguíneas na medula óssea.
ler maisCâncer agressivo se desenvolve de forma muito rápida sendo marcado pelo crescimento descontrolado de células sanguíneas na medula óssea.
ler maisDepois de 18 anos em queda, número de adultos fumantes no Brasil subiu 25% entre 2023 e 2024; cenário é preocupante e escancara ainda mais a necessidade de ações de conscientização popular quanto aos riscos do tabagismo.
ler maisSem cortar as madeixas por 16 anos, hematologista quebra ‘o jejum’ para pagar promessa pelo restabelecimento da saúde do pai e, concomitantemente, decide entregar os cabelos para sua paciente.
ler maisUm dado alarmante para este Dia Nacional da Saúde: levantamento da Nexus divulgado no final do ano passado revela que 65% dos brasileiros não sabem como se prevenir do câncer. Deste percentual, 42% afirmam não ter conhecimento sobre o assunto e 23% disseram saber “mais ou menos” como se cuidar.
ler maisA morte da cantora Preta Gil aos 50 anos, vítima de câncer colorretal, reforçou a preocupação da comunidade médica com o avanço da doença em pessoas com menos de 50 anos. Antes mais comum entre idosos, o tumor que acomete o intestino grosso e o reto tem apresentado crescimento expressivo em faixas etárias mais jovens, sendo hoje considerado um desafio crescente de saúde pública.
ler maisEntre as neoplasias de cabeça e pescoço, cuja prevenção ganha os holofotes neste mês de julho, o câncer de lábio e cavidade oral está entre os mais prevalentes. A estimativa é que Minas Gerais registre, até o fim deste ano, 1820 casos da doença, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o que coloca o estado no segundo lugar do ranking de incidência da enfermidade no país, perdendo apenas para São Paulo, que deve ter até dezembro, 4260 notificações.
ler maisEm um mundo cada vez mais acelerado, marcado por rotinas exaustivas, estresse e desafios diários, é fundamental resgatarmos o valor do autocuidado e do bem-estar. É com esse mote que o Grupo Mira, da qual fazem parte o Hospital Semper, Cetus Oncologia e Mira Centro Médico, acaba de lançar a campanha "Quero Mais Vida", que surge como um convite para as pessoas refletirem sobre a importância de dedicar tempo a si mesmas, priorizando atividades que promovam saúde, felicidade e leveza.
ler maisNeste mês pouco se fala sobre o Julho Amarelo, campanha que busca conscientizar acerca do tumor ósseo que, embora raro - representa menos de 1% de todos os cânceres, segundo dados da American Cancer Society (ACS) – pode causar sequelas graves se não descoberto e tratado precocemente.
ler mais
No mês de Junho, marcado pela campanha Junho Laranja, de combate às leucemias, Minas Gerais ocupa a vice-liderança entre os estados brasileiros em um ranking nada comemorativo: por aqui devem ser registrados 990 casos da doença até o fim deste ano. São Paulo lidera as estimativas, com 2.600 possíveis novos diagnósticos neste mesmo período. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
ler maisNo dia 18 de junho, é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Câncer de Rim, data criada para alertar a população sobre os desafios no diagnóstico e tratamento da doença. O câncer de rim representa aproximadamente 3% dos tumores malignos do sistema urinário. Entre 2021 e 2024, a doença foi responsável por 12.414 mortes no Brasil, segundo dados do Painel de Monitoramento da Mortalidade do Ministério da Saúde, sendo 7.900 homens e 4.514 mulheres.
ler maisPara além dos efeitos colaterais da quimioterapia e das incertezas do tratamento, muitas mulheres que estão enfrentando um câncer precisam ser fortes para lidar com outro fantasma cruel no pós-diagnóstico: a solidão. Dados da Sociedade Brasileira de Mastologia revelam que 70% das pacientes oncológicas lidam com o abandono do parceiro após a descoberta da enfermidade.
ler maisComumente negligenciados, sintomas neurológicos como esquecimento rotineiro, dor de cabeça persistente, alterações de humor ou comportamento, crises convulsivas ou déficits como dificuldade de movimento e dormências pelo corpo, podem ser sinal de uma doença grave, o câncer cerebral, que no mês de Maio ganha os holofotes na campanha Maio Cinza. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que cerca de 11 mil pessoas por ano, no Brasil, irão descobrir a enfermidade.
ler maisÚltimos dados da Vigitel afirmam que 12% dos homens belo-horizontinos são tabagistas, o que coloca a cidade como a 10ªcapital com maior consumo de tabaco; entre as mulheres, o índice é ainda mais preocupante
ler maisProjeção feita pelo New Global Cancer Data (Globocan 2020) constatou que o número de mulheres diagnosticadas com câncer de ovário aumentará em 42% até 2040 no mundo. O entrave principal sobre a doença - segunda neoplasia ginecológica mais comum, ficando atrás apenas do tumor de colo do útero, com uma estimativa de 7.310 novos casos por ano - refere-se à falta de conhecimento e ao diagnóstico tardio. Estima-se que apenas cerca de 20% das pacientes descobrem a enfermidade de forma precoce.
ler maisProjeção da Agência Internacional para Pesquisa do Câncer da Organização Mundial da Saúde (IARC/OMS), aponta que o número de notificações anuais de câncer de esôfago na população mundial pode saltar dos atuais 511 mil para 922 mil em 2050, um aumento de 80%. O cenário é considerado alarmante, visto que a doença é diagnosticada em fases mais avançadas – realidade de quatro a cada dez casos.
ler maisUm dos artistas referência no axé music dos anos 90/2000, o cantor Netinho, de 58 anos, anunciou nesse sábado (29), que vai retornar ao hospital nesta segunda-feira (31), para realizar a segunda fase do tratamento do câncer no sistema linfático. Ele revelou o diagnóstico da doença no seu site oficial, no último dia 22, através da divulgação do boletim médico.
ler maisPesquisa do Observatório de Oncologia revela que 57% dos casos de câncer de mama no Brasil - um dos mais incidentes na população feminina - são flagrados em estadiamentos 1 e 2, ante 43% que já evoluíram para 3 e 4. Já no caso do pulmão, (o segundo mais incidente, com 2,2 milhões de casos novos por ano), 88% dos pacientes só descobrem a enfermidade quando ela está mais grave, nos estadiamentos 3 e 4.
ler maisMuitas vezes na vida corrida, a alimentação prática e rápida acaba se tornando a preferência de milhões de pessoas. Prova disso é que, segundo um levantamento da Ticket - marca de benefícios de alimentação - feito com quase 10 mil entrevistados, 40% dos brasileiros pedem comida via delivery e 11% fazem de um a dois pedidos por semana. Recordista de compras, o fast-food é o item preferido dos consumidores em todas as faixas de idade: desde os menores de 20 anos (49,6%) até as pessoas com mais de 59 anos (31,7%).
ler maisO Brasil deve registrar até o fim deste ano, 45.630 novos casos de câncer de intestino, também conhecido como cólon e reto, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Sem considerar os tumores de pele não melanoma, a doença é a terceira mais comum no país, atrás apenas dos cânceres de mama e próstata. As maiores taxas de incidência são registradas na Região Sudeste, onde a enfermidade é a segunda mais frequente entre os homens (28,62 por 100 mil) e as mulheres (28,88 por 100 mil).
ler maisDados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), revelam que os tumores malignos mais comuns entre as mulheres continuam crescendo, com destaque para o câncer de mama, que deve atingir 73,6 mil novos casos só este ano.
ler mais