Pandemia aumenta concessões de auxílio-doença para doenças psicológicas

Dados recentes do Ministério do Trabalho e Previdência mostram que nos primeiros sete meses de 2021 já foram concedidos 108.263 benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) para trabalhadores com transtornos mentais e comportamentais. No grupo de 468 doenças estão incluídos transtornos como depressão, ansiedade, pânico, esquizofrenia, estresse pós-traumático, transtorno bipolar e fobia social.

ler mais

Exames de prevenção contra câncer de próstata caem durante pandemia

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia, em São Paulo, traz dados que causam preocupação neste penúltimo mês de 2021, quando acontece a campanha “Novembro Azul”, de prevenção ao câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens. Isso porque muitos deles deixaram de fazer os exames preventivos, por causa da pandemia, o que aumenta o risco da doença.

ler mais

Comida na mesa e com qualidade é um direito de todos

No último dia 16 de outubro foi celebrado o Dia Mundial da Alimentação e uma reflexão extremamente urgente se faz necessária: segundo o relatório mais recente da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PenSSAN), formada por pesquisadores de todo o país, 55,2% da população não necessariamente come três refeições ao dia. O mesmo levantamento indica que mais de 19 milhões de brasileiros encontram-se em privação extrema de alimentos.

ler mais

ALERTA: Excesso de peso atinge quase 100 milhões de brasileiros

No último dia 11 foi celebrado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. A data, infelizmente, traz um importante alerta: Segundo o Ministério da Saúde, o excesso de peso atinge 96 milhões de pessoas no Brasil. Entre 2003 e 2021, a proporção de indivíduos nessa situação saltou de 12% para 26% da população. O grande problema desta doença crônica é que ela é fator de risco para diversas enfermidades como hipertensão arterial, infarto, Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), diabetes mellitus, gordura no fígado, além de disfunção sexual, entre outros distúrbios metabólicos.

ler mais

Estresse: impossível evitar, mas importante controlar

Mecanismo fisiológico de sobrevivência, desenvolvido por nossos ancestrais, o estresse se manifesta para deixar o corpo em estado de alerta diante de situações de ameaça. Quando ele ‘aparece’ o coração acelera para fornecer mais sangue aos músculos e a respiração geralmente fica mais forte. O problema é a tensão se tornar frequente, capaz de gerar acúmulo de adrenalina não liberada. Nesses casos, a saúde pode ficar em risco.

ler mais

Agir Salva Vidas

Neste mês, a Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, promove a campanha de âmbito nacional conhecida como ‘Setembro Amarelo’, dedicada à prevenção ao suicídio. A data de hoje, inclusive, é oficialmente, o ‘Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio’.

ler mais

Consumo de cigarro no Brasil aumenta 34% na pandemia, segundo Fiocruz

Dia 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Por isso compartilho com vocês um importante alerta: Apesar de o número de fumantes no Brasil ter caído nos últimos anos, [segundo o IBGE, em 2019, cerca de 12,6% da população com 18 anos ou mais, era usuária de produtos derivados de tabaco, enquanto em 2013 esse percentual era de 14,7%.], entre os que continuam com o vício, 34% declararam a um levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocuz) terem aumentado o consumo durante a pandemia. 

ler mais

A Cetus Oncologia agora é uma empresa do Grupo Mira S.A.

O Grupo Mira S.A. realiza a gestão das empresas coligadas sob a perspectiva de um Escritório de Serviços Compartilhados (ESC) afim de promover otimização dos recursos, sinergia na gestão e integração como um todo. Além da Cetus, o grupo também possui o Instituto Mineiro de Mastologia (IMMA) e agora agrega o Hospital Semper.

A sinergia do Grupo Mira, permitirá o oferecimento de uma linha de cuidados completa para os pacientes de todos os serviços incluídos e agregará valor e qualidade ao serviço prestado a toda população de BH e Região Metropolitana.

ler mais

Como anda o seu colesterol?

As doenças cardiovasculares (DCV) são líderes de mortalidade no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença no coração e aproximadamente 400 mil morrem por ano em decorrência dessas enfermidades, o que corresponde a 30% de todas as mortes no país.

ler mais

Check-up mental: mais que necessário

Hoje, Dia Nacional da Saúde, as discussões quase sempre se concentram sobre assuntos que remetem à situação de desvalorização do SUS pelas instâncias de poder público em nosso país e à importância da medicina preventiva. Os temas são, de fato, relevantes. Mas quero propor para a data outra reflexão igualmente necessária: o valor da saúde mental em nossa sociedade.

ler mais

Julho Verde: mês de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço

Conhecida como Julho Verde, a campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) tem o intuito de chamar a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a cada ano surgem 43 mil novos casos de tumores que envolvem essas regiões do corpo humano enquanto o número de mortes chega aos 10 mil.      

ler mais

Exame de sangue em desenvolvimento nos EUA permite mapear cerca de 50 tipos de câncer em estado precoce

Um teste sanguíneo para detectar precocemente pelo menos 50 tipos de câncer vem sendo desenvolvido nos Estados Unidos. Caso seja realmente eficaz e seguro, o Galleri Blood Test, que ainda está sob investigação clínica, ficará disponível em todo o sistema de saúde Providence Health System, que tem sede em Washington, capital norte americana. Isso inclui mais de 50 hospitais e cerca de 1,1 mil clínicas de saúde que atendem a 5 milhões de pacientes.

ler mais

Fumantes têm 45% mais chances de complicações com a Covid-19

Neste Dia Mundial sem Tabaco, um importante alerta divulgado pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia de São Paulo: a pessoa que fuma, ao entrar em contato com a Covid-19, torna-se ainda mais vulnerável, com 45% mais chances de sofrer complicações de saúde. Isso acontece porque os fumantes apresentam aumento expressivo da ECA2, enzima bastante presente nos pulmões, que permite ao coronavírus se conectar para infectar as células.

ler mais

CETUS ONCOLOGIA S/A | CNPJ: 03.203.091/0002-31 |  Responsável Técnico: Dr. Victor Hugo Rodrigues CRMMG 28818