Câncer de próstata está no topo do ranking dos tipos de câncer que mais acometem os brasileiros

De acordo com um estudo do INCA (Instituto Nacional de Câncer), no período de 2023 a 2025, a estimativa é de que ocorrerão mais de 700 mil novos casos de câncer entre os brasileiros. Ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma (31,3%) e do câncer de mama (10,5%), o câncer de próstata ocupa o terceiro lugar em incidência, com uma estimativa de 72 mil novos casos em dois anos.

ler mais

Exames de prevenção contra câncer de próstata caem durante pandemia

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia, em São Paulo, traz dados que causam preocupação neste penúltimo mês de 2021, quando acontece a campanha “Novembro Azul”, de prevenção ao câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens. Isso porque muitos deles deixaram de fazer os exames preventivos, por causa da pandemia, o que aumenta o risco da doença.

ler mais

Estresse: impossível evitar, mas importante controlar

Mecanismo fisiológico de sobrevivência, desenvolvido por nossos ancestrais, o estresse se manifesta para deixar o corpo em estado de alerta diante de situações de ameaça. Quando ele ‘aparece’ o coração acelera para fornecer mais sangue aos músculos e a respiração geralmente fica mais forte. O problema é a tensão se tornar frequente, capaz de gerar acúmulo de adrenalina não liberada. Nesses casos, a saúde pode ficar em risco.

ler mais

Agir Salva Vidas

Neste mês, a Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, promove a campanha de âmbito nacional conhecida como ‘Setembro Amarelo’, dedicada à prevenção ao suicídio. A data de hoje, inclusive, é oficialmente, o ‘Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio’.

ler mais

É preciso quebrar o preconceito

Segundo tumor mais comum entre os homens atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, o câncer de próstata deve acometer 65.840 pessoas até o fim deste ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Apesar de sua alta incidência, grande parcela da população masculina costuma negligenciar a prevenção por simples preconceitos. A fake news mais comum sobre o tema é de que o exame de toque retal, uma das etapas de rastreamento da doença, coloca em xeque a masculinidade e ainda pode causar impotência sexual.

ler mais

CETUS ONCOLOGIA S/A | CNPJ: 03.203.091/0002-31 |  Responsável Técnico: Dr. Victor Hugo Rodrigues CRMMG 28818