Medicina Oncológica Registra Avanços
Minas Gerais tem previsão de 78.100 novos casos de câncer entre 2023 e 2025, o que representa mais de 234 mil ocorrências até o próximo ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
ler maisMinas Gerais tem previsão de 78.100 novos casos de câncer entre 2023 e 2025, o que representa mais de 234 mil ocorrências até o próximo ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
ler maisOs cânceres linfáticos podem surgir em qualquer pessoa, desde crianças, adultos a idosos. Geralmente o diagnóstico é muito variável, mas as características clínicas, são febre, perda de peso, fadiga, cansaço, aumento do fígado e do baço, além de inchaço nos gânglios linfáticos, pescoço e região da virilha. Para o diagnóstico definitivo, é preciso biopsiar algum desses linfonodos.
ler maisO sarcoma sinovial geralmente aparece em músculos, tendões e articulações, sendo considerado um sarcoma de partes moles, porém existem outros tipos, chamados ósseos, além dos angiossarcomas, tumores dos vasos sanguíneos e cavidade uterina. Esses tumores podem se originar em vários lugares do corpo.
ler maisNo mês de novembro, marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de próstata, segundo tipo de tumor que mais atinge homens no mundo – atrás apenas do de pele não melanoma – Minas Gerais ocupa a vice-liderança de um ranking que, infelizmente, não é motivo de comemoração: a cada ano do triênio 2023-2025, são esperados por aqui 7.970 novos casos da doença, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
ler maisTodo o trato digestório é o que tem mais contato com os alimentos. Quando eles não são naturais, tendem a estimular a inflamação do organismo, o que contribui para aumentar a produção de radicais livres, moléculas que estão em constante formação no corpo e que em desequilíbrio podem ser extremamente prejudiciais à saúde.
ler maisMuitas pessoas acreditam que o câncer de mama não tem cura e é uma sentença de morte, o que é uma grande inverdade, principalmente porque quando diagnosticado em uma fase inicial, as pacientes têm mais de 90% de chances de vencerem o tumor.
ler maisSegundo levantamento do Sistema de Informações de Câncer (SISCAN), compartilhado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), as 14 macrorregiões de saúde espalhadas por Minas, somaram 176.966 procedimentos em 2023 ante 423.333 computados em 2022. Analisadas, individualmente, todas tiveram reduções de mais de 50% na procura pelo exame.
ler maisA incidência do câncer colorretal, tipo de tumor que se desenvolve no intestino grosso e no reto, vem crescendo em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), essa é a segunda causa de mortes relacionadas ao câncer globalmente, com quase 2 milhões de novos casos por ano.
ler maisUm dos dez tipos de câncer mais comuns no Brasil, o linfoma - termo genérico para designar um grupo de tumores que se originam nas células brancas do sangue (linfócitos) e se desenvolvem nos gânglios linfáticos (linfonodos) - deve ser diagnosticado em 15.120 pessoas neste e no próximo ano, segundo projeções do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
ler maisO cigarro eletrônico, subiu 600% por aqui desde 2018, conforme pesquisa do Ipec, que aponta quase três milhões de usuários. O aroma, o sabor e o formato dos cigarros eletrônicos podem até ser diferentes dos convencionais, mas os riscos à saúde são os mesmos.
ler maisUm estudo recente do Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer revela que o consumo de gorduras saturadas em grande quantidade, presente principalmente em alimentos de origem animal, pode aumentar o risco de câncer de bexiga nos homens.
ler maisHá quem ainda associe a prática de atividade física à regularidade da presença em academias e centros de crossfit, por exemplo. Ledo engano: qualquer tempo dedicado a movimentar o corpo, independentemente da intensidade, trará benefícios à saúde, até mesmo na prevenção do câncer.
ler maisO diagnóstico de câncer é acompanhado por um choque emocional significativo. Tanto o paciente, quanto a família, experimentam medo, ansiedade e incertezas sobre o futuro. Segundo dados de 2020 do The Oncologist, cerca de 30 a 50% das pessoas que enfrentam a doença possuem alguma comorbidade psiquiátrica.
ler mais
O mês de Julho é conhecido por ser o mês de conscientização contra as hepatites virais. A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
ler maisEsse tipo de câncer atinge, em sua maioria, homens acima de 50 anos, porém vem crescendo o número de mulheres acometidas pela doença, causada, em grande parte, pelo consumo exagerado de cigarros e bebidas alcoólicas. Além disso, a infecção pelo vírus HPV (papilomavírus humano), pode contribuir para o desenvolvimento da doença.
ler maisNeste mês marcado pela campanha Junho Laranja, dedicada à conscientização sobre a anemia e leucemia, uma notícia triste para os mineiros: o estado é o segundo do país no ranking de casos anuais da leucemia.
ler maisO mês de junho ganha uma tonalidade especial com a campanha "Junho Verde", dedicada à conscientização e prevenção do câncer de rim. Esta iniciativa tem como objetivo aumentar a visibilidade sobre essa doença que, embora menos falada, afeta milhares de pessoas ao redor do mundo.
ler maisNão é segredo afirmar o quanto a doação de sangue pode salvar vidas, porém a prática, infelizmente, ainda é pouco difundida entre os mineiros: segundo dados da Assessoria de Captação de Cadastro da Fundação Hemominas, apenas 1,8% dos mineiros são doadores de sangue regulares, sendo que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que esse índice seja de, pelo menos, 3% da população.
ler maisNo dia 31 de maio celebra-se o Dia Mundial sem Tabaco, data de extrema importância para o calendário da saúde. Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o tabagismo tem relação com vários tipos de câncer e é responsável por cerca de 90% das mortes por câncer de pulmão.
ler maisA campanha Maio Cinza tem por objetivo destacar a importância da conscientização sobre o câncer de cérebro e do Sistema Nervoso Central (SNC). Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de do Sistema Nervoso Central representa de 1,4 a 1,8% dos todos tumores malignos no mundo, e cerca de 80% dos tumores SNC são no cérebro. No Brasil, o câncer de cérebro representa cerca de 4% dos casos, ocupando o 10° lugar dos tumores que mais causam mortes.
ler mais