Banco de sangue da capital atinge nível crítico, sua doação pode salvar uma vida!

No mês de junho, é celebrada a campanha Junho Vermelho, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. Nesse contexto, o Hemocentro de BH enfrenta um nível crítico nos estoques de sangue, o que compromete o atendimento adequado aos pacientes que necessitam de transfusões sanguíneas. A doação de sangue é muito importante para a manutenção da vida.

ler mais

O amor mais uma vez vence barreiras

No Dia dos Namorados, uma história de amor e coragem nos inspira a refletir sobre a importância do apoio emocional no tratamento de câncer. Conheça Daniele Procópio, engenheira de 45 anos, que enfrentou o diagnóstico de câncer no fígado em julho de 2020. Ao lado dela, em todas as etapas dessa batalha, está sua esposa Luciana Duarte, representante comercial de 44 anos, que se fortaleceu como seu grande alicerce durante todo o período.

ler mais

Uso racional de medicamentos é arma poderosa contra automedicação

O uso racional de medicamentos é um conceito que se refere ao uso adequado de medicamentos, em doses individualizadas para cada paciente, durante um período apropriado e para as condições clínicas específicas do indivíduo. Infelizmente, esse uso racional é frequentemente comprometido por diversos fatores, incluindo polifarmácia, baixo letramento em saúde, não adesão ao tratamento e automedicação.

ler mais

Testes genéticos para descoberta de câncer: a prevenção do presente e do futuro

Testes genéticos têm se tornado cada vez mais importantes para identificar mutações genéticas, possíveis causadoras de diferentes tipos de câncer. O exame é feito a partir da coleta de sangue, saliva, fio de cabelo, entre outros materiais, e pode ser realizado pelo próprio paciente em alguns casos. Porém, é sempre importante esclarecer o que os resultados podem significar e que nem sempre o teste genético será a solução de todos os problemas.

ler mais

Cigarro é a principal causa de câncer bucal, alerta Inca

Tipo de tumor que afeta a boca e pode se desenvolver em diferentes partes dela, como língua, bochechas, lábios e gengivas, o câncer bucal acomete mais de 15 mil pessoas ao ano, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Ainda segundo a entidade, cerca de 80 a 90% dos casos possuem relação direta com o hábito de fumar, ou seja, uma das formas de prevenção é a cessação do tabagismo.

ler mais

Mortes precoces por câncer de intestino devem crescer 10% até 2030 no Brasil

Uma nova pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) prevê um aumento de cerca de 10% no número de mortes prematuras causadas por câncer de intestino entre pacientes de 30 a 69 anos até 2030, no Brasil. No estudo, publicado na revista científica Frontiers in Oncology, os cientistas projetaram o crescimento da mortalidade entre os anos de 2026 e 2030 e compararam com o período base de 2011 a 2015. A diferença de mortes prematuras estimadas é de aproximadamente 27 mil a mais: 14 mil entre homens e 13 mil entre mulheres.

ler mais

Minas Gerais é o segundo estado do Brasil com maior estimativa de novos casos de câncer em 2023

No último sábado (4), Dia Mundial de Combate ao Câncer, Minas Gerais não tem muito o que comemorar. Isso porque fazemos parte de um triste ranking: segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), até o fim deste ano, devem ser detectados, por aqui, 78.100 novos casos da doença, o que coloca o estado como o segundo do Brasil com a maior estimativa de diagnósticos para 2023.

ler mais

Após um ano como doença reconhecida pela OMS, Burnout ainda afeta 32% dos trabalhadores brasileiros

Dentro da lista do rol de doenças da OMS desde janeiro de 2022, após um ano de sua inclusão, o burnout ainda é uma realidade na vida de boa parte dos trabalhadores brasileiros. Segundo dados da International Stress Management (ISMA), cerca de 32% dos trabalhadores brasileiros hoje sofre com o burnout. Além disso, já ultrapassou a casa dos 70% aqueles que sofrem de estresse, que pode levar ao desenvolvimento da doença.

ler mais

CETUS ONCOLOGIA S/A | CNPJ: 03.203.091/0002-31 |  Responsável Técnico: Dr. Victor Hugo Rodrigues CRMMG 28818