.png)
Alerta importante: Câncer de pulmão X Covid-19
Pacientes com câncer de pulmão têm quatro vezes mais chances de morrer se forem infectados pelo coronavírus. A constatação é de um estudo com 411 pacientes realizado pelo A.C.
ler maisPacientes com câncer de pulmão têm quatro vezes mais chances de morrer se forem infectados pelo coronavírus. A constatação é de um estudo com 411 pacientes realizado pelo A.C.
ler maisDados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que a incidência de infecções pode ser até 40% menor em indivíduos que realizam a higienização das mãos de maneira correta. A mais recente delas, o coronavírus, também é prevenido por este simples ato do nosso dia a dia. A ação é tão importante que possui, inclusive, uma data comemorativa: em 5 de maio é celebrado o Dia da Higienização das Mãos.
ler maisProtocolos de screening e medidas de prevenção podem reduzir a mortalidade por câncer. Os protocolos de screening possibilitam a identificação de anormalidades em estágio inicial, diagnóstico precoce e, consequentemente, maior efetividade dos tratamentos instituídos. Estratégias de prevenção, por sua vez, orientam a adaptação de hábitos, comportamentos, costumes e fatores ambientais capazes de aumentar o risco de determinadas doenças, como neoplasias(1).
ler maisQue verdade seja dita: ir ao médico, embora extremamente necessário, não é o melhor dos programas. Há algumas pessoas, porém, que tremem de pavor só de pensarem na possibilidade de uma consulta. Elas têm aversão a injeções, pavor do ambiente hospitalar, ficam nervosas ao imaginar os futuros exames, a ponto de suarem frio, e, principalmente, medo exacerbado de descobrir qualquer doença, mesmo as mais simples, durante um check-up de rotina.
ler maisAlém de colapsar o sistema de saúde em várias regiões do Brasil, a Covid-19 pode contribuir, no futuro, para que cânceres dos mais diversos tipos sejam descobertos em estágios avançados. Isso porque as biópsias, um dos principais procedimentos para o diagnóstico de tumores, tiveram redução de 39,11% em todo o país, quando comparados os meses de março a dezembro de 2019 e 2020. Em 2019 foram realizados 737.804 desses exames e, em 2020, um total de 449.275.
ler maisA recomendação da Sociedade Americana de Câncer é de 150 a 300 minutos semanais de atividades físicas moderadas ou de 75 a 150 minutos/semana de atividades intensas. Elas reduzem o risco cardiovascular, o que é importante visto que muitos pacientes oncológicos têm hipertensão ou diabetes, o que pode aumentar esse risco. Com a redução, há menores probabilidades de efeitos negativos das medicações quimioterápicas e consequentemente um melhor desfecho do tratamento.
ler maisO Cetus novamente vai levar sua marca para o mercado com mais uma Campanha Publicitária Institucional. O objetivo para este ano é fortalecer o reconhecimento da marca em Belo Horizonte e região metropolitana, contribuindo para que a empresa se torne referência no mercado oncológico.
ler maisO Dia da Saúde e Nutrição é celebrado anualmente no Brasil hoje, 31 de março. A data faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde e tem como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação. Falar sobre a relação entre vida saudável e alimentação balanceada é como ‘chover no molhado’. Porém apesar do assunto ser óbvio, é sempre necessário.
ler maisDiante do atual crescimento dos casos de coronavírus, grupos mais suscetíveis aos quadros graves da doença precisam redobrar os cuidados com a prevenção, entre eles os pacientes oncológicos, que vem crescendo a cada ano no Brasil. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que somente em nosso país, devem ser registrados 625 mil novos casos de tumores para cada ano do triênio 2020/22.
ler maisOuvimos falar desde a infância sobre a importância de escovar os dentes após as refeições, não é mesmo? Mas a verdade é que os cuidados com a Saúde Bucal precisam ser mantidos em todas as fases da vida.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, um dos critérios para que tenhamos saúde bucal é a ausência de doença periodontal, perda de dentes e outras alterações orais que possam afetar a cavidade bucal. Dessa forma, uma boca saudável é aquela que está livre de dor e infecção, sem cárie dentária não tratada, e com tecidos gengivais cor de rosa que não sangram na escovação.
ler maisHoje, no Dia Mundial do Sono, um alerta importante: estamos dormindo mal. Pelo menos é o que aponta a Pesquisa Mapa do Sono dos Brasileiros, encomendada pela biofarmacêutica Takeda e realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE).
ler maisNesse mês de março, comemorado o Dia Internacional da Mulher, é importante lembrar que, 20% das mulheres brasileiras não vão ao ginecologista com frequência, segundo um levantamento feito pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia e, para manter a boa saúde, existem exames que devem ser realizados periodicamente por todas as mulheres.
ler maisEm carta enviada ao Ministério da Saúde no início deste mês, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) defende que pacientes oncológicos em todo o território nacional sejam incluídos nos grupos com prioridade na vacinação contra a Covid-19. A defesa se baseia nas evidências científicas de que esses pacientes são mais vulneráveis aos riscos de complicações ocasionadas pelo Sars-CoV-2.
ler maisO que diferencia um paciente participante de pesquisa clínica de uma cobaia?
Sabemos que para lançar ao mercado novos medicamentos, vacinas ou novos procedimentos terapêuticos, é necessário realizar estudos em seres humanos, o que chamamos de “pesquisa clínica”. Isso porque é importante que se conheça a real eficácia (se resolve o “problema-alvo”) e segurança (quais são os possíveis efeitos indesejados) de um novo produto para saúde antes de ser amplamente utilizado.
ler maisO câncer é o principal problema de saúde pública no mundo, sendo a principal causa de mortalidade nos países desenvolvidos. O Brasil encontra-se no chamado cenário de transição socioeconômica, onde as causas externas e doenças cardiovasculares (ainda principais causas de mortalidade no país) perdem espaço para a mortalidade por câncer devido ao aumento na incidência do mesmo.
ler maisA cada ano no Brasil são diagnosticados quase 11 mil casos de leucemia, segundo dados do Instituto de Nacional de Câncer (Inca). Para alertar sobre os sintomas e conscientizar a população acerca desse câncer hematológico, foi criada a campanha Fevereiro Laranja.
ler maisNeste Dia Mundial do Câncer, um alerta importante: os tumores de mama tomaram o lugar do câncer de pulmão e, agora, são a forma mais comum da doença, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nessa terça-feira (2).
ler maisNesta semana todo o país comemorou o início da vacinação contra o COVID-19 e naturalmente surgiram várias dúvidas. Por exemplo, sou paciente oncológico, posso tomar a vacina? Quem faz quimioterapia pode ser vacinado?
ler maisÁrea da saúde que vem ganhando importante espaço no universo médico, a Medicina Integrativa atualmente é realidade cada vez mais presente nas universidades, hospitais e clínicas. Ela enxerga o tratamento do paciente de maneira mais ampla e abrangente, além de levar em consideração dois pilares fundamentais que devem ser observados em qualquer processo de cura: corpo e mente.
ler maisFinal de ano batendo as portas. Se antes da pandemia as pessoas, de modo geral, aproveitavam esta época para refletir se, de fato, estavam sendo felizes em suas escolhas, agora, após um 2020 tão caótico, que parece ter virado o mundo ao avesso, essa reflexão se tornou ainda mais incisiva, diária e constante.
ler mais