Banco de sangue da capital atinge nível crítico, sua doação pode salvar uma vida!

No mês de junho, é celebrada a campanha Junho Vermelho, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. Nesse contexto, o Hemocentro de BH enfrenta um nível crítico nos estoques de sangue, o que compromete o atendimento adequado aos pacientes que necessitam de transfusões sanguíneas. A doação de sangue é muito importante para a manutenção da vida.

Uma única doação é bem simples: leva apenas cerca de 30 minutos, retira em média 450ml de sangue, dependendo do peso de cada doador, e o melhor: pode salvar até quatro vidas.

A partir da triagem e coleta do sangue, são retirados hemocomponentes essenciais para os pacientes, como o concentrado de hemácias e plaquetas, o crioprecipitado e o plasma. Esses hemocomponentes são utilizados em diversas situações, desde transfusões de emergência até tratamentos pré-operatórios e condições médicas como a talassemia e doenças hematológicas. Além disso, o sangue doado ajuda pacientes lutando contra doenças hematológicas, ou seja, condições médicas que comprometem a produção e funcionamento adequado de hemácias, plaquetas e leucócitos.

Normalmente, os tipos sanguíneos O positivo e O negativo são os mais demandados, porém devemos deixar claro que todos os tipos são importantes.

Requisitos para doação de sangue

Para ser apto à doação de sangue, o candidato deve ter entre 16 e 69 anos. Os maiores de 60 anos somente poderão doar caso já tenham feito o procedimento antes dessa idade. Para os candidatos de 16 e 17 anos, é necessário estarem atentos aos documentos exigidos no momento da doação. O candidato deve se apresentar em condições plenas de saúde, sem quaisquer sintomas ou sinais de doenças, não pode estar em jejum, mas também não pode realizar refeições gordurosas ou copiosas. A ingestão de líquidos deve ser adequada, além disso, é necessária a apresentação de um documento oficial com foto, como a carteira de identidade, por exemplo.

Onde doar sangue em BH

Os interessados em doar sangue podem realizar o agendamento pelo site www.hemominas.mg.gov.br ou pelo aplicativo MG App Cidadão.

Dr. Gustavo Magalhães, Hematologista Cetus