• 31 3595-5444
  • Institucional
    • O QUE NOS INSPIRA
    • NOSSA HISTÓRIA
    • CERTIFICAÇÕES
    • BLOG
  • EQUIPE
  • UNIDADES
  • Serviços
    • ESPECIALIDADES
    • PLANTÃO MÉDICO
    • CRIOTERAPIA CAPILAR
    • EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
    • PESQUISA CLÍNICA
  • Paciente e Familiares
    • FAQ
    • DIREITOS E DEVERES
    • MANUAL
  • CONVÊNIOS
  • Contato
    • CONTATO
    • TRABALHE CONOSCO

 

Paciente e Familiares DIREITOS E DEVERES

DIREITOS E DEVERES

 DIREITOS

  1. Receber atendimento digno, humanizado, atencioso, respeitoso e sem qualquer forma de discriminação ou preconceito, além de auxílio adequado e oportuno às suas necessidades, o tempo todo;
  2. Ser identificado e tratado por seu nome e sobrenome, e não por número de prontuário, poltrona, leito ou nome da doença;
  3. Saber o nome, a categoria profissional e o cargo de quem está prestando o cuidado;
  4. Conseguir identificar os profissionais do Cetus por meio de uniformes e/ou crachás legíveis;
  5. Ter a sua privacidade, individualidade e integridade física asseguradas em qualquer momento do atendimento; além da confidencialidade de suas informações;
  6. Ter seus valores éticos, morais, culturais e suas crenças respeitados dentro dos preceitos legais;
  7. Permanência de um acompanhante em tempo integral;
  8. Receber informações claras e objetivas e compreensíveis sobre os procedimentos e tratamentos propostos;
  9. Participar e tomar decisões quanto ao seu plano de cuidados;
  10. Ser esclarecido sobre os riscos, benefícios e alternativas do(s) tratamento(s) e procedimento(s) a que será submetido;
  11. Consentir ou recursar, de forma livre e voluntária, a realização do tratamento e procedimentos após esclarecimentos e adequada informação;
  12. Ter seu prontuário elaborado de forma legível com identificação de todos os profissionais que participaram do seu cuidado de forma organizada, de acordo com a padronização do Cetus;
  13. Restringir o acesso ao seu prontuário e às informações sobre seu tratamento, ressalvados os casos de informações compartilhadas com os profissionais a cargo de sua assistência, com as operadoras de planos e seguros de saúde e os acessos necessários para monitoramento e auditoria de qualidade dos atendimentos;
  14. Alterar, a qualquer momento de seu tratamento, quaisquer informações que tenham sido anteriormente relatadas por você;
  15. Receber pedido de desculpas e explicações em caso de eventos inesperados;
  16. Solicitar cópia do seu prontuário de acordo com a legislação vigente e normas do Cetus;
  17. Solicitar esclarecimentos sobre documentos e formulários que lhe sejam apresentados para assinar, de forma a permitir sua compreensão e entendimento para uma opção consciente;
  18. Ser informado, orientado e, se necessário, treinado sobre como conduzir seu autocuidado na continuidade do tratamento em sua casa;
  19. Buscar uma segunda opinião em relação ao seu diagnóstico ou tratamento, dentro ou fora da instituição e, se desejar, solicitar a alteração do médico responsável pelo seu atendimento;
  20. Ser informado sobre todos esses direitos, sobre as normas e regulamentos do Cetus e sobre os canais de comunicação do Cetus para obtenção de informações, esclarecimento de dúvidas, podendo expressar suas preocupações e queixas para a direção do Cetus através desses canais.

 

DEVERES

  1. Conhecer e respeitar as normas e os regulamentos do Cetus;
  2. Ter em mãos seus documentos e, quando solicitados, os resultados de exames que estejam em seu poder.
  3. Fornecer informações precisas e completas sobre a sua saúde, sobre medicamentos e outras substâncias que fizer uso, problemas médicos atuais e passados;
  4. Conferir se o seu nome completo e data de nascimento estão corretos na pulseira de identificação e informar imediatamente a equipe do Cetus caso encontre algum erro;
  5. Seguir as instruções e recomendações de seu médico responsável e da equipe do Cetus;
  6. Expressar se entendeu as informações recebidas e fazer perguntas em caso de dúvidas;
  7. Informar imediatamente a enfermagem eventuais mudanças no seu estado de saúde ou reações que tiver durante a infusão;
  8. Não tocar/manipular os equipamentos e materiais de uso do paciente (sondas, curativos, acessos venosos, bomba de infusão);
  9. Respeitar os direitos dos demais pacientes e profissionais do Cetus que deverão ser tratados com cortesia;
  10. Zelar e responsabilizar-se pelo patrimônio da instituição colocado a sua disposição;
  11. Comunicar à clínica caso haja alguma impossibilidade de comparecer na data agendada para realização de consultas, retornos e tratamento;
  12. Responsabilizar-se quando da recusa em receber tratamento ou seguir orientações da equipe assistencial;
  13. Pacientes beneficiários de planos privados de assistência à saúde devem notificar o Cetus e o seu médico titular sobre quaisquer mudanças na cobertura do seu plano de saúde, assim como outras restrições que possam prejudicar a continuidade do tratamento;
  14. Pacientes particulares devem honrar seu compromisso financeiro com a instituição, saldando ou fazendo saldar as despesas incorridas;
  15. Responsabilizar-se pelos seus pertences durante sua permanência no Cetus;
  16. Não fumar no interior do Cetus.

Central de atendimento

31 3595-5444

contato@cetusoncologia.com.br

cetusoncologia.com.br

CETUS ONCOLOGIA S/A | CNPJ: 03.203.091/0002-31 |  Responsável Técnico: Dr. Victor Hugo Rodrigues CRMMG 28818