Receber atendimento digno, humanizado, atencioso, respeitoso e sem qualquer forma de discriminação ou preconceito, além de auxílio adequado e oportuno às suas necessidades, o tempo todo;
Ser identificado e tratado por seu nome e sobrenome, e não por número de prontuário, poltrona, leito ou nome da doença;
Saber o nome, a categoria profissional e o cargo de quem está prestando o cuidado;
Conseguir identificar os profissionais do Cetus por meio de uniformes e/ou crachás legíveis;
Ter a sua privacidade, individualidade e integridade física asseguradas em qualquer momento do atendimento; além da confidencialidade de suas informações;
Ter seus valores éticos, morais, culturais e suas crenças respeitados dentro dos preceitos legais;
Permanência de um acompanhante em tempo integral;
Receber informações claras e objetivas e compreensíveis sobre os procedimentos e tratamentos propostos;
Participar e tomar decisões quanto ao seu plano de cuidados;
Ser esclarecido sobre os riscos, benefícios e alternativas do(s) tratamento(s) e procedimento(s) a que será submetido;
Consentir ou recursar, de forma livre e voluntária, a realização do tratamento e procedimentos após esclarecimentos e adequada informação;
Ter seu prontuário elaborado de forma legível com identificação de todos os profissionais que participaram do seu cuidado de forma organizada, de acordo com a padronização do Cetus;
Restringir o acesso ao seu prontuário e às informações sobre seu tratamento, ressalvados os casos de informações compartilhadas com os profissionais a cargo de sua assistência, com as operadoras de planos e seguros de saúde e os acessos necessários para monitoramento e auditoria de qualidade dos atendimentos;
Alterar, a qualquer momento de seu tratamento, quaisquer informações que tenham sido anteriormente relatadas por você;
Receber pedido de desculpas e explicações em caso de eventos inesperados;
Solicitar cópia do seu prontuário de acordo com a legislação vigente e normas do Cetus;
Solicitar esclarecimentos sobre documentos e formulários que lhe sejam apresentados para assinar, de forma a permitir sua compreensão e entendimento para uma opção consciente;
Ser informado, orientado e, se necessário, treinado sobre como conduzir seu autocuidado na continuidade do tratamento em sua casa;
Buscar uma segunda opinião em relação ao seu diagnóstico ou tratamento, dentro ou fora da instituição e, se desejar, solicitar a alteração do médico responsável pelo seu atendimento;
Ser informado sobre todos esses direitos, sobre as normas e regulamentos do Cetus e sobre os canais de comunicação do Cetus para obtenção de informações, esclarecimento de dúvidas, podendo expressar suas preocupações e queixas para a direção do Cetus através desses canais.
DEVERES
Conhecer e respeitar as normas e os regulamentos do Cetus;
Ter em mãos seus documentos e, quando solicitados, os resultados de exames que estejam em seu poder.
Fornecer informações precisas e completas sobre a sua saúde, sobre medicamentos e outras substâncias que fizer uso, problemas médicos atuais e passados;
Conferir se o seu nome completo e data de nascimento estão corretos na pulseira de identificação e informar imediatamente a equipe do Cetus caso encontre algum erro;
Seguir as instruções e recomendações de seu médico responsável e da equipe do Cetus;
Expressar se entendeu as informações recebidas e fazer perguntas em caso de dúvidas;
Informar imediatamente a enfermagem eventuais mudanças no seu estado de saúde ou reações que tiver durante a infusão;
Não tocar/manipular os equipamentos e materiais de uso do paciente (sondas, curativos, acessos venosos, bomba de infusão);
Respeitar os direitos dos demais pacientes e profissionais do Cetus que deverão ser tratados com cortesia;
Zelar e responsabilizar-se pelo patrimônio da instituição colocado a sua disposição;
Comunicar à clínica caso haja alguma impossibilidade de comparecer na data agendada para realização de consultas, retornos e tratamento;
Responsabilizar-se quando da recusa em receber tratamento ou seguir orientações da equipe assistencial;
Pacientes beneficiários de planos privados de assistência à saúde devem notificar o Cetus e o seu médico titular sobre quaisquer mudanças na cobertura do seu plano de saúde, assim como outras restrições que possam prejudicar a continuidade do tratamento;
Pacientes particulares devem honrar seu compromisso financeiro com a instituição, saldando ou fazendo saldar as despesas incorridas;
Responsabilizar-se pelos seus pertences durante sua permanência no Cetus;