Exame de sangue em desenvolvimento nos EUA permite mapear cerca de 50 tipos de câncer em estado precoce

Um teste sanguíneo para detectar precocemente pelo menos 50 tipos de câncer vem sendo desenvolvido nos Estados Unidos. Caso seja realmente eficaz e seguro, o Galleri Blood Test, que ainda está sob investigação clínica, ficará disponível em todo o sistema de saúde Providence Health System, que tem sede em Washington, capital norte americana. Isso inclui mais de 50 hospitais e cerca de 1,1 mil clínicas de saúde que atendem a 5 milhões de pacientes.

ler mais

14 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE

A doação de sangue é um ato voluntario e altruísta de extrema importância, pois o sangue humano não pode ser fabricado artificialmente. Logo o sangue humano é insubstituível.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que para manter uma boa quantidade de sangue disponível nos bancos de sangue, de 1 a 3% da população de um país devem ser doadores.

ler mais

Fumantes têm 45% mais chances de complicações com a Covid-19

Neste Dia Mundial sem Tabaco, um importante alerta divulgado pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia de São Paulo: a pessoa que fuma, ao entrar em contato com a Covid-19, torna-se ainda mais vulnerável, com 45% mais chances de sofrer complicações de saúde. Isso acontece porque os fumantes apresentam aumento expressivo da ECA2, enzima bastante presente nos pulmões, que permite ao coronavírus se conectar para infectar as células.

ler mais

Incidência de infecções pode ser até 40% menor em pessoas que realizam higienização das mãos, segundo OMS

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que a incidência de infecções pode ser até 40% menor em indivíduos que realizam a higienização das mãos de maneira correta. A mais recente delas, o coronavírus, também é prevenido por este simples ato do nosso dia a dia. A ação é tão importante que possui, inclusive, uma data comemorativa: em 5 de maio é celebrado o Dia da Higienização das Mãos.

ler mais

Prevenção ao Câncer

Protocolos de screening e medidas de prevenção podem reduzir a mortalidade por câncer. Os protocolos de screening possibilitam a identificação de anormalidades em estágio inicial, diagnóstico precoce e, consequentemente, maior efetividade dos tratamentos instituídos. Estratégias de prevenção, por sua vez, orientam a adaptação de hábitos, comportamentos, costumes e fatores ambientais capazes de aumentar o risco de determinadas doenças, como neoplasias(1).

ler mais

Síndrome do jaleco branco: conheça o distúrbio provocado pelo medo de ir ao médico

Que verdade seja dita: ir ao médico, embora extremamente necessário, não é o melhor dos programas. Há algumas pessoas, porém, que tremem de pavor só de pensarem na possibilidade de uma consulta. Elas têm aversão a injeções, pavor do ambiente hospitalar, ficam nervosas ao imaginar os futuros exames, a ponto de suarem frio, e, principalmente, medo exacerbado de descobrir qualquer doença, mesmo as mais simples, durante um check-up de rotina.

ler mais

Covid-19 pode provocar aumento de diagnósticos de câncer em estágios avançados; entenda

Além de colapsar o sistema de saúde em várias regiões do Brasil, a Covid-19 pode contribuir, no futuro, para que cânceres dos mais diversos tipos sejam descobertos em estágios avançados. Isso porque as biópsias, um dos principais procedimentos para o diagnóstico de tumores, tiveram redução de 39,11% em todo o país, quando comparados os meses de março a dezembro de 2019 e 2020. Em 2019 foram realizados 737.804 desses exames e, em 2020, um total de 449.275.

ler mais

Atividade física para pacientes com câncer é recomendada?

A recomendação da Sociedade Americana de Câncer é de 150 a 300 minutos semanais de atividades físicas moderadas ou de 75 a 150 minutos/semana de atividades intensas. Elas reduzem o risco cardiovascular, o que é importante visto que muitos pacientes oncológicos têm hipertensão ou diabetes, o que pode aumentar esse risco. Com a redução, há menores probabilidades de efeitos negativos das medicações quimioterápicas e consequentemente um melhor desfecho do tratamento.

ler mais

Como anda a qualidade da sua alimentação?

O Dia da Saúde e Nutrição é celebrado anualmente no Brasil hoje, 31 de março. A data faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde e tem como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação. Falar sobre a relação entre vida saudável e alimentação balanceada é como ‘chover no molhado’. Porém apesar do assunto ser óbvio, é sempre necessário.

ler mais

Covid-19: Informações que você, paciente com câncer, não pode deixar de saber

Diante do atual crescimento dos casos de coronavírus, grupos mais suscetíveis aos quadros graves da doença precisam redobrar os cuidados com a prevenção, entre eles os pacientes oncológicos, que vem crescendo a cada ano no Brasil. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que somente em nosso país, devem ser registrados 625 mil novos casos de tumores para cada ano do triênio 2020/22.

ler mais

A importância da Higiene Bucal em todas as fases da Vida

Ouvimos falar desde a infância sobre a importância de escovar os dentes após as refeições, não é mesmo? Mas a verdade é que os cuidados com a Saúde Bucal precisam ser mantidos em todas as fases da vida. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, um dos critérios para que tenhamos saúde bucal é a ausência de doença periodontal, perda de dentes e outras alterações orais que possam afetar a cavidade bucal. Dessa forma, uma boca saudável é aquela que está livre de dor e infecção, sem cárie dentária não tratada, e com tecidos gengivais cor de rosa que não sangram na escovação.

ler mais

Saúde da Mulher

Nesse mês de março, comemorado o Dia Internacional da Mulher, é importante lembrar que,  20% das mulheres brasileiras não vão ao ginecologista com frequência, segundo um levantamento feito pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia e, para manter a boa saúde, existem exames que devem ser realizados periodicamente por todas as mulheres.

ler mais

Vacina contra Covid-19: Paciente com câncer deve entrar nos grupos prioritários?

Em carta enviada ao Ministério da Saúde no início deste mês, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) defende que pacientes oncológicos em todo o território nacional sejam incluídos nos grupos com prioridade na vacinação contra a Covid-19. A defesa se baseia nas evidências científicas de que esses pacientes são mais vulneráveis aos riscos de complicações ocasionadas pelo Sars-CoV-2.

ler mais

Participantes de pesquisa não são cobaias humanas

O que diferencia um paciente participante de pesquisa clínica de uma cobaia?

Sabemos que para lançar ao mercado novos medicamentos, vacinas ou novos procedimentos terapêuticos, é necessário realizar estudos em seres humanos, o que chamamos de “pesquisa clínica”. Isso porque é importante que se conheça a real eficácia (se resolve o “problema-alvo”) e segurança (quais são os possíveis efeitos indesejados) de um novo produto para saúde antes de ser amplamente utilizado.

ler mais

4 curiosidades que você precisa saber sobre o Câncer

O câncer é o principal problema de saúde pública no mundo, sendo a principal causa de mortalidade nos países desenvolvidos. O Brasil encontra-se no chamado cenário de transição socioeconômica, onde as causas externas e doenças cardiovasculares (ainda principais causas de mortalidade no país) perdem espaço para a mortalidade por câncer devido ao aumento na incidência do mesmo.

ler mais

CETUS HOSPITAL – DIA ONCOLOGIA S/A | CNPJ: 03.203.091/0001-50 |  Responsável Técnico: Dr. Victor Hugo Rodrigues CRMMG 28818