Saúde: principal preocupação do brasileiro no pós-pandemia

A saúde aparece em primeiro lugar dentre as preocupações das famílias brasileiras no pós-pandemia (62%), seguida de questões financeiras como dívidas, orçamento e poupança (somam 53%), trabalho e renda (30%) e educação (23%). Lazer figura em último lugar (19%). Os dados são de um levantamento inédito do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), feito entre os dias 7 e 15 de julho, por telefone, com 1,5 mil chefes de família em todo o país.

ler mais

Cuidados simples do dia a dia podem prevenir diversos tipos de câncer

Além de virar o mundo de cabeça para baixo, a Covid-19 trouxe à tona uma preocupação relacionada ao avanço de outra doença que mata, principalmente a longo prazo: o câncer. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica e da Sociedade Brasileira de Patologia, junto aos principais serviços de referência do país, apontam que de 50 a 90 mil brasileiros podem ter deixado de receber a confirmação do tumor nos dois primeiros meses de pandemia.

ler mais

27 de julho - Dia mundial de Combate ao Câncer de cabeça e pescoço - Saiba mais sobre a doença e como se prevenir

Neste mês é celebrado o ‘Julho Verde’, campanha que tem o intuito de chamar a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a cada ano surgem 43 mil novos casos de tumores que envolvem essas regiões do corpo humano enquanto o número de mortes chega aos 10 mil.

ler mais

Amizade verdadeira: um dos ‘medicamentos’ mais eficazes

Hoje, no Dia do Amigo, quero compartilhar com vocês uma história singela, da qual faço parte, cuja dimensão vai além das fronteiras do consultório. No final de 2017 fui procurada por uma paciente, recém diagnosticada com câncer de mama. Durante as consultas ficamos bastante próximas. À princípio nossas conversas se resumiam ao desenrolar do tratamento: exames, quadro clínico, medicações, etc.

ler mais

Mês Junino - Saudável!

Estamos em uma das épocas mais esperadas no ano, o mês de Junho é muito falado devido as grandes Festas de São João. 

Esse ano será um pouco "diferente", a festa junina que tanto amamos irá acontecer em casa junto a família, mas a "comilança" não pode ficar de lado.

As comidas típicas são deliciosas, mas a maioria delas são muito calóricas, assim , pensando sempre na saúde, vai uma dica maravilhosa da nossa nutricionista Nelisa Queiroga.

Essas receitas vão te deixar com água na boca! Confira! 

ler mais

O isolamento social não pode impedi-lo de salvar vidas: doe sangue

A necessidade de isolamento social devido à pandemia de Covid-19 trouxe o receio da população em manter o hábito de doar sangue, o que fez com que os estoques usados para pacientes que sofrem de outras doenças e precisam passar por procedimentos que dependem das transfusões caíssem significativamente, segundo levantamento recente da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).

ler mais

Como cuidar de pacientes com câncer em tempos de coronavírus

A pandemia de coronavírus trouxe consigo um novo problema: o medo do brasileiro de ir ao médico tratar outras doenças, que costumavam ser a maioria nos corredores de hospitais: câncer e cardiopatias. Desde que a COVID-19 chegou por aqui, no final de fevereiro, ao menos 50 mil pessoas deixaram de ser diagnosticadas com câncer. Outros milhares de pacientes, já com o tumor detectado, tiveram os tratamentos suspensos. As estimativas são das Sociedades Brasileiras de Patologia e de Cirurgia Oncológica.

ler mais

A higienização correta das mãos pode salvar vidas

Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que a incidência de infecções pode ser até 40% menor em indivíduos que realizam a higienização das mãos de maneira correta. A mais recente delas, o coronavírus, também é prevenido por este simples ato do nosso dia a dia. A ação é tão importante que possui, inclusive, uma data comemorativa: em 5 de maio é celebrado o Dia Mundial de Higienização das Mãos.

 

 

ler mais

Exercite-se! A atividade física é a maior aliada de sua saúde

Dia 06 de abril é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física, data instituída desde 2002 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O tema da comemoração para 2020, “Todo Passo Conta”, ressalta que ninguém precisa de equipamentos especiais para se exercitar, nem de academia. É necessário apenas a vontade de abandonar o sedentarismo, um dos principais fatores de risco para a morte por doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs): as cardiovasculares, o câncer e o diabetes. 

ler mais

Precisamos falar sobre hipertensão

Hoje quero conversar com você acerca de uma doença crônica sobre a qual precisamos ficar atentos: a hipertensão arterial, caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). Nessa situação o coração precisa exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.

ler mais

Os perigos do autodiagnostico na internet

Quem nunca, ao sentir uma dorzinha de cabeça, por menor que fosse, já correu para o ‘Dr. Google’? Basta digitar, por menos de cinco segundos, no teclado “como curar uma enxaqueca”, que a sua página será tomada por um variado leque de remédios e soluções capazes [ou não] de acabar com o incômodo. Se você se identificou, pertence ao grupo dos 40,9% de brasileiros que fazem autodiagnostico pela internet. Os dados são do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), entidade de pesquisa e pós-graduação na área farmacêutica. Na pesquisa anterior, de 2016, o índice de autodiagnostico online foi de 40%.

ler mais

Existem alimentos que realmente previnem ou evitam o câncer?

Basta fazer uma simples pesquisa no google com a frase ‘alimentos para prevenir ou evitar o câncer’, que somos bombardeados com as mais diversas informações. Os conteúdos sobre esse assunto são tantos, que fica praticamente impossível descobrir o que é fato ou fake. Há alguns sites, inclusive, que falam de dietas milagrosas e plantas medicinais surpreendentes, capazes de eliminar as chances de qualquer tumor.

ler mais