Mês Junino - Saudável!

Estamos em uma das épocas mais esperadas no ano, o mês de Junho é muito falado devido as grandes Festas de São João. 

Esse ano será um pouco "diferente", a festa junina que tanto amamos irá acontecer em casa junto a família, mas a "comilança" não pode ficar de lado.

As comidas típicas são deliciosas, mas a maioria delas são muito calóricas, assim , pensando sempre na saúde, vai uma dica maravilhosa da nossa nutricionista Nelisa Queiroga.

Essas receitas vão te deixar com água na boca! Confira! 

ler mais

O isolamento social não pode impedi-lo de salvar vidas: doe sangue

A necessidade de isolamento social devido à pandemia de Covid-19 trouxe o receio da população em manter o hábito de doar sangue, o que fez com que os estoques usados para pacientes que sofrem de outras doenças e precisam passar por procedimentos que dependem das transfusões caíssem significativamente, segundo levantamento recente da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).

ler mais

Como cuidar de pacientes com câncer em tempos de coronavírus

A pandemia de coronavírus trouxe consigo um novo problema: o medo do brasileiro de ir ao médico tratar outras doenças, que costumavam ser a maioria nos corredores de hospitais: câncer e cardiopatias. Desde que a COVID-19 chegou por aqui, no final de fevereiro, ao menos 50 mil pessoas deixaram de ser diagnosticadas com câncer. Outros milhares de pacientes, já com o tumor detectado, tiveram os tratamentos suspensos. As estimativas são das Sociedades Brasileiras de Patologia e de Cirurgia Oncológica.

ler mais

A higienização correta das mãos pode salvar vidas

Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que a incidência de infecções pode ser até 40% menor em indivíduos que realizam a higienização das mãos de maneira correta. A mais recente delas, o coronavírus, também é prevenido por este simples ato do nosso dia a dia. A ação é tão importante que possui, inclusive, uma data comemorativa: em 5 de maio é celebrado o Dia Mundial de Higienização das Mãos.

 

 

ler mais

Exercite-se! A atividade física é a maior aliada de sua saúde

Dia 06 de abril é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física, data instituída desde 2002 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O tema da comemoração para 2020, “Todo Passo Conta”, ressalta que ninguém precisa de equipamentos especiais para se exercitar, nem de academia. É necessário apenas a vontade de abandonar o sedentarismo, um dos principais fatores de risco para a morte por doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs): as cardiovasculares, o câncer e o diabetes. 

ler mais

Precisamos falar sobre hipertensão

Hoje quero conversar com você acerca de uma doença crônica sobre a qual precisamos ficar atentos: a hipertensão arterial, caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). Nessa situação o coração precisa exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.

ler mais

Os perigos do autodiagnostico na internet

Quem nunca, ao sentir uma dorzinha de cabeça, por menor que fosse, já correu para o ‘Dr. Google’? Basta digitar, por menos de cinco segundos, no teclado “como curar uma enxaqueca”, que a sua página será tomada por um variado leque de remédios e soluções capazes [ou não] de acabar com o incômodo. Se você se identificou, pertence ao grupo dos 40,9% de brasileiros que fazem autodiagnostico pela internet. Os dados são do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), entidade de pesquisa e pós-graduação na área farmacêutica. Na pesquisa anterior, de 2016, o índice de autodiagnostico online foi de 40%.

ler mais

Existem alimentos que realmente previnem ou evitam o câncer?

Basta fazer uma simples pesquisa no google com a frase ‘alimentos para prevenir ou evitar o câncer’, que somos bombardeados com as mais diversas informações. Os conteúdos sobre esse assunto são tantos, que fica praticamente impossível descobrir o que é fato ou fake. Há alguns sites, inclusive, que falam de dietas milagrosas e plantas medicinais surpreendentes, capazes de eliminar as chances de qualquer tumor.

ler mais