Dia a dia dos brasileiros é repleto de alimentos com potencial cancerígeno

Muitas vezes na vida corrida, a alimentação prática e rápida acaba se tornando a preferência de milhões de pessoas. Prova disso é que, segundo um levantamento da Ticket - marca de benefícios de alimentação - feito com quase 10 mil entrevistados, 40% dos brasileiros pedem comida via delivery e 11% fazem de um a dois pedidos por semana. Recordista de compras, o fast-food é o item preferido dos consumidores em todas as faixas de idade: desde os menores de 20 anos (49,6%) até as pessoas com mais de 59 anos (31,7%). 

ler mais

Câncer de intestino é o segundo mais frequente no Sudeste

O Brasil deve registrar até o fim deste ano, 45.630 novos casos de câncer de intestino, também conhecido como cólon e reto, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).  Sem considerar os tumores de pele não melanoma, a doença é a terceira mais comum no país, atrás apenas dos cânceres de mama e próstata. As maiores taxas de incidência são registradas na Região Sudeste, onde a enfermidade é a segunda mais frequente entre os homens (28,62 por 100 mil) e as mulheres (28,88 por 100 mil).

ler mais

Álcool e drogas matam mais de 3 milhões por ano, segundo OMS

O dia 20 de fevereiro é dedicado à prevenção e Combate às Drogas e ao Alcoolismo, um importante alerta: mais de 3 milhões de pessoas morrem por ano devido ao consumo dessas substâncias, segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS). A maioria dos óbitos anuais ocorreu entre os homens, conforme revela o documento: 2,6 milhões de mortes estão relacionadas ao uso de álcool, e outras 600 mil, às drogas psicoativas. 

ler mais

Minas é o segundo estado com maior estimativa de casos de leucemia até o fim de 2025

Neste mês, marcado pela campanha Fevereiro Laranja, de combate às leucemias, Minas Gerais ocupa a vice-liderança entre os estados brasileiros em um ranking nada comemorativo: por aqui devem ser registrados 990 casos da doença até o fim deste ano. São Paulo lidera as estimativas, com 2.600 possíveis novos diagnósticos neste mesmo período. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

ler mais

MG é responsável por 11% das estimativas de câncer no Brasil até o final deste ano

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelam que Minas Gerais deve registrar 78.100 casos doença até o final deste ano, o que corresponde a 11% do total de diagnósticos no país. Em âmbito nacional a previsão é que o Brasil contabilize até dezembro, 704.080 notificações da enfermidade. Excluindo os tumores de pele não melanoma, as neoplasias na mama feminina e na próstata serão as mais incidentes em todos os estados brasileiros, com 73.610 e 71.730 detecções, respectivamente.

ler mais

BH é a 6ª capital com maior consumo abusivo de álcool no país

Pesquisa inédita realizada entre 2010/23 pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA) revela que Belo Horizonte é a sexta capital do país com maior índice de consumo abusivo de bebidas alcoólicas. No primeiro ano do estudo, a capital mineira apresentou uma prevalência de 20,9% na população geral adulta. Em 2023, considerando os 30 dias anteriores à pesquisa, BH registrou 22,4%, ficando atrás apenas de Salvador (28,9%), Distrito Federal (25,8%), Cuiabá (24,5%), Florianópolis (23,4%) e Vitória (23,2%).

ler mais

Câncer de intestino cresce entre os jovens

Pesquisa realizada pela Sociedade Americana do Câncer mostrou que a incidência do tumor colorretal de início precoce em pacientes de 25 a 49 anos está aumentando em 27 dos 50 países e territórios analisados. Os principais crescimentos anuais ocorreram na Nova Zelândia (4%), Chile (4%) e Porto Rico (3,8%). Apesar de o estudo não ter incluído dados do Brasil, especialistas apontam que o aumento da enfermidade em jovens – antes comum em adultos com mais de 50 anos – é um fenômeno global. 

ler mais

Câncer de pâncreas poderá ser a segunda causa de morte por tumores em todo o mundo até 2030

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) inclui, pela primeira vez, os tumores de pâncreas em suas estimativas de casos da doença. De acordo com a entidade, o Brasil deve registrar 10.980 casos novos da enfermidade em cada ano do triênio 2023-2025, o que representa pouco mais de 1% de todos os tumores diagnosticados. A literatura médica aponta ainda que, até 2030, a neoplasia poderá ser a segunda causa de morte por câncer no mundo.

ler mais

Conheça o Câncer Linfático e a sua Forma de Prevenção

Os cânceres linfáticos podem surgir em qualquer pessoa, desde crianças, adultos a idosos. Geralmente o diagnóstico é muito variável, mas as características clínicas, são febre, perda de peso, fadiga, cansaço, aumento do fígado e do baço, além de inchaço nos gânglios linfáticos, pescoço e região da virilha. Para o diagnóstico definitivo, é preciso biopsiar algum desses linfonodos. 

ler mais

Minas é o segundo estado com maior número de novos casos de câncer de próstata até 2025

No mês de novembro, marcado pela campanha de conscientização sobre o câncer de próstata, segundo tipo de tumor que mais atinge homens no mundo – atrás apenas do de pele não melanoma – Minas Gerais ocupa a vice-liderança de um ranking que, infelizmente, não é motivo de comemoração: a cada ano do triênio 2023-2025, são esperados por aqui 7.970 novos casos da doença, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

ler mais

CETUS ONCOLOGIA S/A | CNPJ: 03.203.091/0002-31 |  Responsável Técnico: Dr. Victor Hugo Rodrigues CRMMG 28818