O isolamento social não pode impedi-lo de salvar vidas: doe sangue

A necessidade de isolamento social devido à pandemia de Covid-19 trouxe o receio da população em manter o hábito de doar sangue, o que fez com que os estoques usados para pacientes que sofrem de outras doenças e precisam passar por procedimentos que dependem das transfusões caíssem significativamente, segundo levantamento recente da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).

ler mais

Como cuidar de pacientes com câncer em tempos de coronavírus

A pandemia de coronavírus trouxe consigo um novo problema: o medo do brasileiro de ir ao médico tratar outras doenças, que costumavam ser a maioria nos corredores de hospitais: câncer e cardiopatias. Desde que a COVID-19 chegou por aqui, no final de fevereiro, ao menos 50 mil pessoas deixaram de ser diagnosticadas com câncer. Outros milhares de pacientes, já com o tumor detectado, tiveram os tratamentos suspensos. As estimativas são das Sociedades Brasileiras de Patologia e de Cirurgia Oncológica.

ler mais

Precisamos falar sobre hipertensão

Hoje quero conversar com você acerca de uma doença crônica sobre a qual precisamos ficar atentos: a hipertensão arterial, caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). Nessa situação o coração precisa exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.

ler mais