Morte de Preta Gil reacende alerta sobre câncer colorretal

A morte da cantora Preta Gil aos 50 anos, vítima de câncer colorretal, reforçou a preocupação da comunidade médica com o avanço da doença em pessoas com menos de 50 anos. Antes mais comum entre idosos, o tumor que acomete o intestino grosso e o reto tem apresentado crescimento expressivo em faixas etárias mais jovens, sendo hoje considerado um desafio crescente de saúde pública.

ler mais

Minas é o segundo estado com maior incidência de câncer da cavidade oral

Entre as neoplasias de cabeça e pescoço, cuja prevenção ganha os holofotes neste mês de julho, o câncer de lábio e cavidade oral está entre os mais prevalentes. A estimativa é que Minas Gerais registre, até o fim deste ano, 1820 casos da doença, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o que coloca o estado no segundo lugar do ranking de incidência da enfermidade no país, perdendo apenas para São Paulo, que deve ter até dezembro, 4260 notificações.

ler mais

Campanha do Grupo Mira S/A valoriza a importância do autocuidado para a prevenção de doenças

Em um mundo cada vez mais acelerado, marcado por rotinas exaustivas, estresse e desafios diários, é fundamental resgatarmos o valor do autocuidado e do bem-estar. É com esse mote que o Grupo Mira, da qual fazem parte o Hospital Semper, Cetus Oncologia e Mira Centro Médico, acaba de lançar a campanha "Quero Mais Vida", que surge como um convite para as pessoas refletirem sobre a importância de dedicar tempo a si mesmas, priorizando atividades que promovam saúde, felicidade e leveza.

ler mais

Triste ranking: Minas aparece no top 2 entre os estados com maior estimativa de casos de leucemia até o fim de 2025

No mês de Junho, marcado pela campanha Junho Laranja, de combate às leucemias, Minas Gerais ocupa a vice-liderança entre os estados brasileiros em um ranking nada comemorativo: por aqui devem ser registrados 990 casos da doença até o fim deste ano. São Paulo lidera as estimativas, com 2.600 possíveis novos diagnósticos neste mesmo período. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

ler mais

Silencioso e perigoso, tumor renal matou 12 mil pessoas em três anos

No dia 18 de junho, é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Câncer de Rim, data criada para alertar a população sobre os desafios no diagnóstico e tratamento da doença. O câncer de rim representa aproximadamente 3% dos tumores malignos do sistema urinário. Entre 2021 e 2024, a doença foi responsável por 12.414 mortes no Brasil, segundo dados do Painel de Monitoramento da Mortalidade do Ministério da Saúde, sendo 7.900 homens e 4.514 mulheres.

ler mais

O fantasma da solidão pós-diagnóstico: sete em cada 10 mulheres são abandonadas pelos parceiros após descoberta do câncer

Para além dos efeitos colaterais da quimioterapia e das incertezas do tratamento, muitas mulheres que estão enfrentando um câncer precisam ser fortes para lidar com outro fantasma cruel no pós-diagnóstico: a solidão. Dados da Sociedade Brasileira de Mastologia revelam que 70% das pacientes oncológicas lidam com o abandono do parceiro após a descoberta da enfermidade.

ler mais

Esquecimento rotineiro, dor de cabeça persistente e outros sintomas neurológicos podem acender alerta para câncer cerebral

Comumente negligenciados, sintomas neurológicos como esquecimento rotineiro, dor de cabeça persistente, alterações de humor ou comportamento, crises convulsivas ou déficits como dificuldade de movimento e dormências pelo corpo, podem ser sinal de uma doença grave, o câncer cerebral, que no mês de Maio ganha os holofotes na campanha Maio Cinza. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que cerca de 11 mil pessoas por ano, no Brasil, irão descobrir a enfermidade.

ler mais

Segundo tumor ginecológico mais comum, casos de câncer de ovário devem aumentar 42% até 2040 em todo o mundo

Projeção feita pelo New Global Cancer Data (Globocan 2020) constatou que o número de mulheres diagnosticadas com câncer de ovário aumentará em 42% até 2040 no mundo.  O entrave principal sobre a doença - segunda neoplasia ginecológica mais comum, ficando atrás apenas do tumor de colo do útero, com uma estimativa de 7.310 novos casos por ano - refere-se à falta de conhecimento e ao diagnóstico tardio. Estima-se que apenas cerca de 20% das pacientes descobrem a enfermidade de forma precoce.

ler mais

Diagnósticos de câncer de esôfago devem crescer 80% na população mundial até 2050, segundo OMS

Projeção da Agência Internacional para Pesquisa do Câncer da Organização Mundial da Saúde (IARC/OMS), aponta que o número de notificações anuais de câncer de esôfago na população mundial pode saltar dos atuais 511 mil para 922 mil em 2050, um aumento de 80%. O cenário é considerado alarmante, visto que a doença é diagnosticada em fases mais avançadas – realidade de quatro a cada dez casos.

ler mais

CETUS ONCOLOGIA S/A | CNPJ: 03.203.091/0002-31 |  Responsável Técnico: Dr. Victor Hugo Rodrigues CRMMG 28818