
Aqui você encontrará informações básicas sobre Pesquisa Clínica para ajudá-lo(a) a entender para que serve e como é possível participar.
O QUE É PESQUISA CLÍNICA?
Pesquisa clínica é o estudo realizado com pessoas para avaliar se um tratamento, medicamento ou procedimento médico é seguro e eficaz. Os participantes são voluntários e seguem critérios rigorosos para garantir sua segurança. Esses estudos acontecem em etapas, desde a avaliação inicial da segurança até a análise dos resultados em grupos maiores. Todo o processo é supervisionado por especialistas e realizado somente após o consentimento informado do participante.
Os estudos clínicos representam uma importante oportunidade de tratamento, tanto para pacientes em cuidados paliativos quanto com intenção curativa. O tratamento experimental pode trazer benefícios como melhor resposta à doença, maior agilidade e frequência de exames, ausência de coparticipação e ajuda de custo para procedimentos relacionados ao estudo. No setor de Pesquisa Clínica, atendemos pacientes provenientes do SUS e de convênios, sem distinção, pois todo o tratamento é integralmente custeado pela patrocinadora do estudo.
QUEM PODE PARTICIPAR DE UM ESTUDO CLÍNICO?
Os protocolos de estudos clínicos são desenvolvidos para populações específicas. Os critérios de seleção são definidos pela indústria farmacêutica patrocinadora do estudo. Todo paciente interessado passa por uma triagem médica realizada pela equipe da Cetus, além de exames custeados pela patrocinadora, para avaliar se atende ou não aos critérios de inclusão.
Se você conhece alguém que possa se beneficiar, disponibilizamos um link com todos os estudos atualmente abertos. Basta encaminhar o caso para o e-mail da Pesquisa Clínica, que nossa equipe fará a avaliação.
CONTATOS – PESQUISA CLÍNICA