A importância da Higiene Bucal em todas as fases da Vida

Ouvimos falar desde a infância sobre a importância de escovar os dentes após as refeições, não é mesmo? Mas a verdade é que os cuidados com a Saúde Bucal precisam ser mantidos em todas as fases da vida. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, um dos critérios para que tenhamos saúde bucal é a ausência de doença periodontal, perda de dentes e outras alterações orais que possam afetar a cavidade bucal. Dessa forma, uma boca saudável é aquela que está livre de dor e infecção, sem cárie dentária não tratada, e com tecidos gengivais cor de rosa que não sangram na escovação.

ler mais

Saúde da Mulher

Nesse mês de março, comemorado o Dia Internacional da Mulher, é importante lembrar que,  20% das mulheres brasileiras não vão ao ginecologista com frequência, segundo um levantamento feito pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia e, para manter a boa saúde, existem exames que devem ser realizados periodicamente por todas as mulheres.

ler mais

Vacina contra Covid-19: Paciente com câncer deve entrar nos grupos prioritários?

Em carta enviada ao Ministério da Saúde no início deste mês, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) defende que pacientes oncológicos em todo o território nacional sejam incluídos nos grupos com prioridade na vacinação contra a Covid-19. A defesa se baseia nas evidências científicas de que esses pacientes são mais vulneráveis aos riscos de complicações ocasionadas pelo Sars-CoV-2.

ler mais

Participantes de pesquisa não são cobaias humanas

O que diferencia um paciente participante de pesquisa clínica de uma cobaia?

Sabemos que para lançar ao mercado novos medicamentos, vacinas ou novos procedimentos terapêuticos, é necessário realizar estudos em seres humanos, o que chamamos de “pesquisa clínica”. Isso porque é importante que se conheça a real eficácia (se resolve o “problema-alvo”) e segurança (quais são os possíveis efeitos indesejados) de um novo produto para saúde antes de ser amplamente utilizado.

ler mais

4 curiosidades que você precisa saber sobre o Câncer

O câncer é o principal problema de saúde pública no mundo, sendo a principal causa de mortalidade nos países desenvolvidos. O Brasil encontra-se no chamado cenário de transição socioeconômica, onde as causas externas e doenças cardiovasculares (ainda principais causas de mortalidade no país) perdem espaço para a mortalidade por câncer devido ao aumento na incidência do mesmo.

ler mais

Saiba o que é Medicina Integrada e seus benefícios para o paciente oncológico

Área da saúde que vem ganhando importante espaço no universo médico, a Medicina Integrativa atualmente é realidade cada vez mais presente nas universidades, hospitais e clínicas. Ela enxerga o tratamento do paciente de maneira mais ampla e abrangente, além de levar em consideração dois pilares fundamentais que devem ser observados em qualquer processo de cura: corpo e mente.

ler mais

A sua pele merece cuidado

Neste Dezembro Laranja, mês dedicado à conscientização contra o câncer de pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) alerta para a drástica diminuição dos exames que permitem detectar esse que é o tumor mais comum entre os brasileiros.

ler mais

Câncer no útero: doença que acometeu a apresentadora Fátima Bernardes

Câncer de útero, você já ouviu falar? A apresentadora da Globo, Fátima Bernardes, anunciou no dia 02/12 que foi diagnosticada com câncer de colo de útero (endométrio).

O endométrio é o tecido que reveste a parte interior do útero. O câncer de endométrio é mais comum em países desenvolvidos onde o consumo de gordura é elevado e, à medida que a prevalência da síndrome metabólica aumenta a doença, pode se tornar mais comum. 

ler mais

Precisamos falar sobre o diabetes

Dia 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes, não podemos deixar de falar sobre essa importante doença, que se não tratada pode trazer sérios problemas à saúde. Dados da Federação Internacional do Diabetes apontam que no Brasil há cerca de 17 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que coloca o país em quinto lugar no ranking internacional da enfermidade. O manejo desses pacientes – em virtude dos múltiplos comprometimentos - representa cerca de 10% de todos os gastos públicos realizados no Sistema Único de Saúde (SUS).

ler mais

É preciso quebrar o preconceito

Segundo tumor mais comum entre os homens atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, o câncer de próstata deve acometer 65.840 pessoas até o fim deste ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Apesar de sua alta incidência, grande parcela da população masculina costuma negligenciar a prevenção por simples preconceitos. A fake news mais comum sobre o tema é de que o exame de toque retal, uma das etapas de rastreamento da doença, coloca em xeque a masculinidade e ainda pode causar impotência sexual.

ler mais

Câncer de mama – Sinais e Tratamentos

Olá, tudo bem com vocês? Espero que sim. No post anterior feito aqui em nosso blog, minha colega, Drª Nara Andrade, falou sobre a importância do autoexame como método complementar no diagnóstico precoce do câncer de mama.

Hoje, dando continuidade às ações do Outubro Rosa, vamos falar sobre sintomas e tratamentos desta doença, que segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) deve cometer mais de 66 mil mulheres neste ano, 12% delas com menos de 40 anos.

ler mais

Se toque para a vida

Hoje começa um dos meses mais importantes no calendário da oncologia, dedicado a combater e estimular a prevenção contra o tumor mais incidente em mulheres, atrás apenas do câncer de pele não melanoma: o câncer de mama. As estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que só neste ano serão diagnosticados 66.280 novos casos da doença. 

ler mais

Casos de estresse e ansiedade crescem 80% com pandemia

Antes da pandemia o Brasil já era o segundo no ranking de população mais estressada do mundo, de acordo com uma pesquisa de 2017, realizada pelo International Stress Management Association. Agora, um levantamento recente da Universidade do Rio de Janeiro (UERJ), mostrou que os casos de estresse e ansiedade aumentaram em 80% com o distanciamento social.

ler mais

CETUS HOSPITAL – DIA ONCOLOGIA S/A | CNPJ: 03.203.091/0001-50 |  Responsável Técnico: Dr. Victor Hugo Rodrigues CRMMG 28818