Síndrome do jaleco branco: conheça o distúrbio provocado pelo medo de ir ao médico

Que verdade seja dita: ir ao médico, embora extremamente necessário, não é o melhor dos programas. Há algumas pessoas, porém, que tremem de pavor só de pensarem na possibilidade de uma consulta. Elas têm aversão a injeções, pavor do ambiente hospitalar, ficam nervosas ao imaginar os futuros exames, a ponto de suarem frio, e, principalmente, medo exacerbado de descobrir qualquer doença, mesmo as mais simples, durante um check-up de rotina.

ler mais

Covid-19 pode provocar aumento de diagnósticos de câncer em estágios avançados; entenda

Além de colapsar o sistema de saúde em várias regiões do Brasil, a Covid-19 pode contribuir, no futuro, para que cânceres dos mais diversos tipos sejam descobertos em estágios avançados. Isso porque as biópsias, um dos principais procedimentos para o diagnóstico de tumores, tiveram redução de 39,11% em todo o país, quando comparados os meses de março a dezembro de 2019 e 2020. Em 2019 foram realizados 737.804 desses exames e, em 2020, um total de 449.275.

ler mais

Atividade física para pacientes com câncer é recomendada?

A recomendação da Sociedade Americana de Câncer é de 150 a 300 minutos semanais de atividades físicas moderadas ou de 75 a 150 minutos/semana de atividades intensas. Elas reduzem o risco cardiovascular, o que é importante visto que muitos pacientes oncológicos têm hipertensão ou diabetes, o que pode aumentar esse risco. Com a redução, há menores probabilidades de efeitos negativos das medicações quimioterápicas e consequentemente um melhor desfecho do tratamento.

ler mais

Saúde da Mulher

Nesse mês de março, comemorado o Dia Internacional da Mulher, é importante lembrar que,  20% das mulheres brasileiras não vão ao ginecologista com frequência, segundo um levantamento feito pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia e, para manter a boa saúde, existem exames que devem ser realizados periodicamente por todas as mulheres.

ler mais

Vacina contra Covid-19: Paciente com câncer deve entrar nos grupos prioritários?

Em carta enviada ao Ministério da Saúde no início deste mês, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) defende que pacientes oncológicos em todo o território nacional sejam incluídos nos grupos com prioridade na vacinação contra a Covid-19. A defesa se baseia nas evidências científicas de que esses pacientes são mais vulneráveis aos riscos de complicações ocasionadas pelo Sars-CoV-2.

ler mais

4 curiosidades que você precisa saber sobre o Câncer

O câncer é o principal problema de saúde pública no mundo, sendo a principal causa de mortalidade nos países desenvolvidos. O Brasil encontra-se no chamado cenário de transição socioeconômica, onde as causas externas e doenças cardiovasculares (ainda principais causas de mortalidade no país) perdem espaço para a mortalidade por câncer devido ao aumento na incidência do mesmo.

ler mais

Saiba o que é Medicina Integrada e seus benefícios para o paciente oncológico

Área da saúde que vem ganhando importante espaço no universo médico, a Medicina Integrativa atualmente é realidade cada vez mais presente nas universidades, hospitais e clínicas. Ela enxerga o tratamento do paciente de maneira mais ampla e abrangente, além de levar em consideração dois pilares fundamentais que devem ser observados em qualquer processo de cura: corpo e mente.

ler mais

CETUS HOSPITAL – DIA ONCOLOGIA S/A | CNPJ: 03.203.091/0001-50 |  Responsável Técnico: Dr. Victor Hugo Rodrigues CRMMG 28818