A higienização correta das mãos pode salvar vidas

Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que a incidência de infecções pode ser até 40% menor em indivíduos que realizam a higienização das mãos de maneira correta. A mais recente delas, o coronavírus, também é prevenido por este simples ato do nosso dia a dia. A ação é tão importante que possui, inclusive, uma data comemorativa: em 5 de maio é celebrado o Dia Mundial de Higienização das Mãos.

 

 

ler mais

Exercite-se! A atividade física é a maior aliada de sua saúde

Dia 06 de abril é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física, data instituída desde 2002 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O tema da comemoração para 2020, “Todo Passo Conta”, ressalta que ninguém precisa de equipamentos especiais para se exercitar, nem de academia. É necessário apenas a vontade de abandonar o sedentarismo, um dos principais fatores de risco para a morte por doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs): as cardiovasculares, o câncer e o diabetes. 

ler mais

Os perigos do autodiagnostico na internet

Quem nunca, ao sentir uma dorzinha de cabeça, por menor que fosse, já correu para o ‘Dr. Google’? Basta digitar, por menos de cinco segundos, no teclado “como curar uma enxaqueca”, que a sua página será tomada por um variado leque de remédios e soluções capazes [ou não] de acabar com o incômodo. Se você se identificou, pertence ao grupo dos 40,9% de brasileiros que fazem autodiagnostico pela internet. Os dados são do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), entidade de pesquisa e pós-graduação na área farmacêutica. Na pesquisa anterior, de 2016, o índice de autodiagnostico online foi de 40%.

ler mais