Fumantes têm 45% mais chances de complicações com a Covid-19

Neste Dia Mundial sem Tabaco, um importante alerta divulgado pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia de São Paulo: a pessoa que fuma, ao entrar em contato com a Covid-19, torna-se ainda mais vulnerável, com 45% mais chances de sofrer complicações de saúde. Isso acontece porque os fumantes apresentam aumento expressivo da ECA2, enzima bastante presente nos pulmões, que permite ao coronavírus se conectar para infectar as células.

ler mais

Incidência de infecções pode ser até 40% menor em pessoas que realizam higienização das mãos, segundo OMS

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que a incidência de infecções pode ser até 40% menor em indivíduos que realizam a higienização das mãos de maneira correta. A mais recente delas, o coronavírus, também é prevenido por este simples ato do nosso dia a dia. A ação é tão importante que possui, inclusive, uma data comemorativa: em 5 de maio é celebrado o Dia da Higienização das Mãos.

ler mais

Prevenção ao Câncer

Protocolos de screening e medidas de prevenção podem reduzir a mortalidade por câncer. Os protocolos de screening possibilitam a identificação de anormalidades em estágio inicial, diagnóstico precoce e, consequentemente, maior efetividade dos tratamentos instituídos. Estratégias de prevenção, por sua vez, orientam a adaptação de hábitos, comportamentos, costumes e fatores ambientais capazes de aumentar o risco de determinadas doenças, como neoplasias(1).

ler mais

Como anda a qualidade da sua alimentação?

O Dia da Saúde e Nutrição é celebrado anualmente no Brasil hoje, 31 de março. A data faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde e tem como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação. Falar sobre a relação entre vida saudável e alimentação balanceada é como ‘chover no molhado’. Porém apesar do assunto ser óbvio, é sempre necessário.

ler mais

A importância da Higiene Bucal em todas as fases da Vida

Ouvimos falar desde a infância sobre a importância de escovar os dentes após as refeições, não é mesmo? Mas a verdade é que os cuidados com a Saúde Bucal precisam ser mantidos em todas as fases da vida. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, um dos critérios para que tenhamos saúde bucal é a ausência de doença periodontal, perda de dentes e outras alterações orais que possam afetar a cavidade bucal. Dessa forma, uma boca saudável é aquela que está livre de dor e infecção, sem cárie dentária não tratada, e com tecidos gengivais cor de rosa que não sangram na escovação.

ler mais

A sua pele merece cuidado

Neste Dezembro Laranja, mês dedicado à conscientização contra o câncer de pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) alerta para a drástica diminuição dos exames que permitem detectar esse que é o tumor mais comum entre os brasileiros.

ler mais

Câncer no útero: doença que acometeu a apresentadora Fátima Bernardes

Câncer de útero, você já ouviu falar? A apresentadora da Globo, Fátima Bernardes, anunciou no dia 02/12 que foi diagnosticada com câncer de colo de útero (endométrio).

O endométrio é o tecido que reveste a parte interior do útero. O câncer de endométrio é mais comum em países desenvolvidos onde o consumo de gordura é elevado e, à medida que a prevalência da síndrome metabólica aumenta a doença, pode se tornar mais comum. 

ler mais

Precisamos falar sobre o diabetes

Dia 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes, não podemos deixar de falar sobre essa importante doença, que se não tratada pode trazer sérios problemas à saúde. Dados da Federação Internacional do Diabetes apontam que no Brasil há cerca de 17 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que coloca o país em quinto lugar no ranking internacional da enfermidade. O manejo desses pacientes – em virtude dos múltiplos comprometimentos - representa cerca de 10% de todos os gastos públicos realizados no Sistema Único de Saúde (SUS).

ler mais

Março Azul Marinho: Mês de combate ao câncer colorretal

De acordo com o INCA - Instituto Nacional do Câncer, o câncer colorretal, que vitimou o ator Chadwick Boseman, estrela do filme ‘Pantera Negra’, é o segundo mais prevalente em homens (atrás apenas do câncer de próstata) e também o segundo em mulheres (atrás do câncer de mama). A estimativa, segundo o órgão, é de que o Brasil registre 40.990 novos casos da doença no ano de 2020. 

ler mais

Cuidados simples do dia a dia podem prevenir diversos tipos de Câncer

Além de virar o mundo de cabeça para baixo, a Covid-19 trouxe à tona uma preocupação relacionada ao avanço de outra doença que mata, principalmente a longo prazo: o câncer. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica e da Sociedade Brasileira de Patologia, junto aos principais serviços de referência do país, apontam que de 50 a 90 mil brasileiros podem ter deixado de receber a confirmação do tumor nos dois primeiros meses de pandemia.

ler mais

Autocuidado é prevenção mais importante para diversos tipos de câncer

Além de virar o mundo de cabeça para baixo, a Covid-19 trouxe à tona uma preocupação relacionada ao avanço de outra doença que mata, principalmente a longo prazo: o câncer. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica e da Sociedade Brasileira de Patologia, junto aos principais serviços de referência do país, apontam que de 50 a 90 mil brasileiros podem ter deixado de receber a confirmação do tumor nos dois primeiros meses de pandemia.

ler mais

27 de julho - Dia mundial de Combate ao Câncer de cabeça e pescoço - Saiba mais sobre a doença e como se prevenir

Neste mês é celebrado o ‘Julho Verde’, campanha que tem o intuito de chamar a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a cada ano surgem 43 mil novos casos de tumores que envolvem essas regiões do corpo humano enquanto o número de mortes chega aos 10 mil.

ler mais

A higienização correta das mãos pode salvar vidas

Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que a incidência de infecções pode ser até 40% menor em indivíduos que realizam a higienização das mãos de maneira correta. A mais recente delas, o coronavírus, também é prevenido por este simples ato do nosso dia a dia. A ação é tão importante que possui, inclusive, uma data comemorativa: em 5 de maio é celebrado o Dia Mundial de Higienização das Mãos.

 

 

ler mais

Exercite-se! A atividade física é a maior aliada de sua saúde

Dia 06 de abril é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física, data instituída desde 2002 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O tema da comemoração para 2020, “Todo Passo Conta”, ressalta que ninguém precisa de equipamentos especiais para se exercitar, nem de academia. É necessário apenas a vontade de abandonar o sedentarismo, um dos principais fatores de risco para a morte por doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs): as cardiovasculares, o câncer e o diabetes. 

ler mais

Os perigos do autodiagnostico na internet

Quem nunca, ao sentir uma dorzinha de cabeça, por menor que fosse, já correu para o ‘Dr. Google’? Basta digitar, por menos de cinco segundos, no teclado “como curar uma enxaqueca”, que a sua página será tomada por um variado leque de remédios e soluções capazes [ou não] de acabar com o incômodo. Se você se identificou, pertence ao grupo dos 40,9% de brasileiros que fazem autodiagnostico pela internet. Os dados são do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), entidade de pesquisa e pós-graduação na área farmacêutica. Na pesquisa anterior, de 2016, o índice de autodiagnostico online foi de 40%.

ler mais

CETUS HOSPITAL – DIA ONCOLOGIA S/A | CNPJ: 03.203.091/0001-50 |  Responsável Técnico: Dr. Victor Hugo Rodrigues CRMMG 28818