Mortes precoces por câncer de intestino devem crescer 10% até 2030 no Brasil

Uma nova pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) prevê um aumento de cerca de 10% no número de mortes prematuras causadas por câncer de intestino entre pacientes de 30 a 69 anos até 2030, no Brasil. No estudo, publicado na revista científica Frontiers in Oncology, os cientistas projetaram o crescimento da mortalidade entre os anos de 2026 e 2030 e compararam com o período base de 2011 a 2015. A diferença de mortes prematuras estimadas é de aproximadamente 27 mil a mais: 14 mil entre homens e 13 mil entre mulheres.

ler mais

Minas Gerais é o segundo estado do Brasil com maior estimativa de novos casos de câncer em 2023

No último sábado (4), Dia Mundial de Combate ao Câncer, Minas Gerais não tem muito o que comemorar. Isso porque fazemos parte de um triste ranking: segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), até o fim deste ano, devem ser detectados, por aqui, 78.100 novos casos da doença, o que coloca o estado como o segundo do Brasil com a maior estimativa de diagnósticos para 2023.

ler mais

Após um ano como doença reconhecida pela OMS, Burnout ainda afeta 32% dos trabalhadores brasileiros

Dentro da lista do rol de doenças da OMS desde janeiro de 2022, após um ano de sua inclusão, o burnout ainda é uma realidade na vida de boa parte dos trabalhadores brasileiros. Segundo dados da International Stress Management (ISMA), cerca de 32% dos trabalhadores brasileiros hoje sofre com o burnout. Além disso, já ultrapassou a casa dos 70% aqueles que sofrem de estresse, que pode levar ao desenvolvimento da doença.

ler mais

Minas aparece na segunda posição entre os cinco estados com maior número de mortes por câncer de próstata

O câncer de próstata, segundo mais comum no Brasil em números absolutos, matou 9.055 mineiros entre 2014 e 2019, o que coloca o estado em segundo lugar no ranking de mortes pela doença neste período. Minas Gerais aparece atrás apenas de São Paulo, que lidera o levantamento com 18.684 óbitos. Rio de Janeiro (8.821), Bahia (7368) e Pernambuco (4437) ocupam a terceira, quarta e quinta posição, respectivamente. 

ler mais

"Doomscrolling", vício de ler compulsivamente notícias trágicas, se dissemina com as redes

As notícias trágicas sempre tiveram bastante destaque nos noticiários, porém com a disseminação das redes sociais elas parecem ter se potencializado. Uma rápida espiada no Instagram, Facebook e Twitter já é suficiente para sermos alimentados pelas mais terríveis barbaridades, que vão desde feminicídios, cenas horripilantes de guerra, intolerância religiosa, racismo, acidentes de trânsito a assaltos a mão armada.

ler mais

Tumores ginecológicos somam mais de 2.500 casos anuais em Minas Gerais

Outubro, período dedicado à conscientização do câncer que mais acomete e mata mulheres em todo o mundo, já está prestes a terminar. Mas os cuidados que elas devem ter com a saúde não se restringem apenas ao mês 10. Em Minas Gerais, por exemplo, são registrados anualmente 2.570 novos casos de tumores ginecológicos, que compreendem os cânceres de colo do útero, endométrio e ovário.

ler mais

Diagnósticos de câncer de mama em mulheres jovens mais que dobra nos últimos dois anos

Cerca de 66.280 novos casos de câncer de mama foram estimados para este ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). O tipo é o que mais atinge as mulheres, especialmente aquelas com idade acima dos 50 anos. No entanto, isso tem mudado. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), houve um aumento da incidência da doença entre mulheres mais jovens, antes dos 35 anos.

ler mais

Hemominas acumula 570 mil doadores de medula óssea nos últimos 22 anos

Como instituição responsável pelo cadastramento de candidatos à doação de medula óssea em Minas Gerais, a Fundação Hemominas já registrou, desde o ano 2000, quando assumiu a responsabilidade pelo serviço, cerca de 570 mil doadores potenciais em todas as suas unidades. O número, apesar de bem-vindo, ainda é pouco satisfatório, visto que a chance de se encontrar um doador compatível é de 1 a cada 100 mil pessoas.

ler mais

Diagnósticos de câncer de mama em mulheres jovens mais que dobra nos últimos dois anos

Cerca de 66.280 novos casos de câncer de mama foram estimados para este ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). O tipo é o que mais atinge as mulheres, especialmente aquelas com idade acima dos 50 anos. No entanto, isso tem mudado. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), houve um aumento da incidência da doença entre as mais jovens, antes dos 35 anos.

ler mais

Quase 20% dos jovens usam cigarro eletrônico no Brasil

Neste Dia Nacional de Combate ao Fumo, um importante alerta: O relatório Covitel (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia), divulgado recentemente, mostrou alguns dados sobre o impacto da pandemia de Covid-19 na saúde da população brasileira e fez um levantamento inédito sobre uso de cigarros eletrônicos no país. Pelo menos um a cada cinco jovens de 18 a 24 anos usam esses dispositivos, também conhecidos como ‘vape’, ou seja, 19,7%.

ler mais

CETUS ONCOLOGIA S/A | CNPJ: 03.203.091/0002-31 |  Responsável Técnico: Dr. Victor Hugo Rodrigues CRMMG 28818