A Cetus Oncologia possui novo equipamento de Crioterapia Capilar
A Cetus Oncologia não mede esforços para buscar inovação e tecnologia de ponta, que garanta a qualidade dos nossos tratamentos.
Por este motivo, oferece a Crioterapia Capilar como um tratamento complementar para pacientes com queda de cabelo induzida pela quimioterapia. O principal objetivo do procedimento é preservar a autoestima das mulheres que lidam com o tratamento no dia a dia, fazendo com que sintam mais bonitas e femininas ao não passar pela impactante perda dos cabelos. A tecnologia utilizada é da Paxman Brasil, empresa inglesa, pioneira e líder mundial na tecnologia de resfriamento controlado do couro cabeludo desde 1997, sendo atualmente referência mundial nessa técnica.
O que é Crioterapia Capilar?
A Crioterapia Capilar é um procedimento de resfriamento do couro cabeludo que evita ou reduz a queda de cabelo induzida pela quimioterapia. Para o paciente, isso significa estar no controle da situação, manter a sua privacidade e encorajá-lo positivamente durante o tratamento quimioterápico. A Cetus Oncologia possui a tecnologia Paxman de Crioterapia Capilar, que é composta por uma unidade de refrigeração e uma touca de resfriamento – a Touca Inglesa. Um processo seguro, com registro na ANVISA e certificado pelo INMETRO.
IMPORTANTE: Este tratamento deverá ser indicado após uma análise prévia e individual do médico oncologista.
2. Como o equipamento funciona?
A Touca Inglesa funciona ao diminuir a temperatura do couro cabeludo antes, durante e após a administração do quimioterápico. Assim, o fluxo sanguíneo nos folículos é reduzido, prevenindo ou minimizando a queda de cabelo. O resfriamento causa vasoconstrição, diminuindo o fluxo sanguíneo no couro cabeludo de 20% a 40% da taxa normal, resultando na chegada de menos quimioterápicos nos folículos. A taxa de difusão da droga através da membrana plasmática é abreviada pelo resfriamento e, então, doses mais baixas do medicamento entram nas células. A divisão celular, por ser orientada pelo metabolismo, também é desacelerada pela queda da temperatura no local. E, a diminuição da atividade metabólica das células no folículo capilar pode causar a redução geral da citotoxicidade da droga quimioterápica no couro cabeludo.
Estudos comprovam que a possibilidade de prevenir ou minimizar a queda de cabelo durante a quimioterapia gera mudança de atitude do paciente e na maneira como enfrentará o tratamento.
3. Por que usar?
O cabelo está diretamente associado à vaidade e à personalidade das pessoas. Cerca de 8% dos pacientes (*) desistem da quimioterapia devido à queda de cabelo, que afeta as mulheres em sua maioria. Manter o cabelo durante a quimioterapia impacta positivamente na autoestima do paciente e na sua relação com o tratamento e a cura. Possibilita também que atividades cotidianas sejam mantidas, sem que notem que você está em tratamento quimioterápico.
O tratamento é considerado bem-sucedido quando pacientes tratados relatam uma diminuição da queda do cabelo a ponto de não precisar usar lenço ou peruca. A taxa de sucesso na prevenção da queda de cabelo com a Touca Inglesa é de até 92%, de acordo com o protocolo do paciente.
(*)http://www.paxman.com.br/downloads/estudos/2009-Trueb-RM-Chemotherapy-Induced-Alopecia.pdf
4. Quais são as indicações e os efeitos colaterais?
O uso da Touca Inglesa foi recomendado pela FDA (Agência Federal de Saúde dos EUA) para pacientes em tratamento de tumores sólidos, submetidos à quimioterapia com potencial de provocar a queda de cabelo.
Alguns efeitos colaterais podem ser esperados, apesar de transitórios e bem tolerados, como:
- Desconforto devido ao frio;
- Dor de cabeça;
- Tonteira;
- Náusea.
IMPORTANTE: Este tratamento deverá ser indicado após uma análise prévia e individual do médico oncologista.
Para mais informações, consulte o seu médico ou a nossa equipe de Enfermagem.