Janeiro Branco: Saúde mental é fator essencial nos diversos aspectos da vida

Durante todo este mês foi celebrado o “Janeiro Branco”, campanha criada com o intuito de alertar sobre os cuidados com a saúde mental. Portanto, não poderia deixar de falar sobre o tema. Segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 59% dos trabalhadores no Brasil sofrem de depressão, 63% têm ansiedade e 44% alegam esgotamento mental. Pressão no ambiente de trabalho e em casa, além de outros motivos como problemas pessoais, são as principais causas de transtornos envolvendo a população em geral.

Mesmo com números alarmantes, o assunto ainda é considerado ‘tabu’ por boa parte da sociedade. Recebo, por exemplo, pacientes que precisam fazer uma avaliação psicológica, mas alegam que não têm necessidade manter o acompanhamento pois ‘não se consideram loucos’. Vale destacar, porém, que cuidar da saúde mental é algo que precisa ser inserido em nossas rotinas de saúde. Procurar ajuda psicológica não deve ser um comportamento apenas de quem vem sofrendo com algum desequilíbrio mental. Todos temos gatilhos e fragilidades.

Digo isso porque, muitas vezes em uma sociedade competitiva como a nossa, muitos de nós buscamos o perfeccionismo em nossas ações e condutas. Com isso acabamos nos cobrando demasiadamente por algo que não deveria tomar proporções tão extensas, o que gera sintomas de depressão e ansiedade.

Logo, prevenção é fundamental. E uma forma não só de prevenir como também tratar problemas relacionados à saúde mental, é o autoconhecimento. A partir do momento que você se conhece, consegue lidar melhor com suas carências e melhora aspectos pouco desenvolvidos. O autoconhecimento auxilia na forma de lidar com pessoas e situações das mais simples às complexas.

Saúde mental é um assunto importante que nunca deve ser esquecido. Pense nisso e cuide de você não só no Janeiro Branco, que acaba hoje, mas durante todos os meses do ano.

Adriane Pedrosa, Psicóloga.