Cerca de 30% dos casos de câncer podem ser evitados com mudanças no estilo de vida, segundo Inca

Alimentação saudável, atividade física regular, redução do consumo de bebidas alcoólicas, cessação do tabagismo...todos sabemos que bons hábitos, quando realizados em conjunto, podem desencadear diversos benefícios ao corpo humano. E uma nova afirmação do Instituto Nacional do Câncer (Inca), chega para reforçar ainda mais essa ideia. Segundo a entidade, representante máxima das ações de combate e prevenção ao câncer no Brasil, ao menos 30% de todos os casos da doença podem ser evitados com mudanças no estilo de vida. O alerta compreende pelo menos 12 tipos de neoplasias.

É importante e urgente falar sobre o assunto justamente porque o somatório de hábitos saudáveis faz com que o nosso corpo sofra menos com a agressão de radicais livres e substâncias oxidantes. Além disso, minimiza a exposição a toxinas e substâncias cancerígenas, o que resulta em maior proteção.

Os bons hábitos servem não apenas na prevenção do câncer, mas para inúmeros outros males. A nossa saúde cardiovascular, o bom funcionamento do sistema digestivo, nossa saúde ocular, entre outros aspectos, estão atrelados às nossas condutas diárias.

Portanto, acredito que essa mais nova pesquisa que associa os 30% dos casos de câncer ao nosso estilo de vida só comprova o que todo dia falamos nos consultórios: nosso corpo é um sistema perfeito e a forma como lidamos com ele é que irá determinar muitos fatores de nossa saúde. A mudança de estilo de vida não é desafiadora, muito menos difícil. Requer, sobretudo, disciplina. É muito melhor prevenir do que remediar. Pense sempre nisso.

Charles Pádua, oncologista clínico